Aprender para agir: Desenvolvimento de aplicativo em primeiros socorros para Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16277

Palavras-chave:

Primeiros, Socorros, Educação Profissional, Tecnológica

Resumo

Primeiros socorros são condutas realizadas por um espectador, não necessariamente um profissional da saúde, com objetivo de ajudar pessoas em risco de morte. Essa pesquisa promove educação em primeiros socorros cuja metodologia adotada foi uma abordagem mista, onde os dados quantitativos foram compilados por meio de gráficos e planilhas, os qualitativos analisados e o produto educacional foi idealizado a partir das discursões realizadas durante a capacitação em primeiros socorros com vistas a contribuir com a fixação desse conhecimento. Percebeu-se que mesmo com uma proposta de formação integral, os conhecimentos sobre primeiros socorros dos estudantes ainda eram incipientes e demonstraram interesse em absorver conhecimentos sobre a área.

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Biografia do Autor

Allysson Macário de Araújo Caldas, Instituto Federal da Paraíba IFPB

Físico graduado pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba. Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba. É Professor Efetivo do Instituto Federal da Paraíba, Campus João Pessoa onde atua na docência, pesquisa e extensão. Fundador e Coordenador do Grupo de Pesquisa Aplicada a Ciência, Tecnologia e Inovação - GPACTI/CNPQ. Coordenador do Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT.

Allan Giuseppe de Araújo Caldas, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Físico graduado em Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (2015). Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2021) Professor do Instituto Federal da Paraíba - IFPB, onde atuo na docência, pesquisa e extensão. Experiência em Olimpíadas Brasileiras de Física (OBF). Experiência em Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica (OBA). Experiência Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Experiência na área térmica da Engenharia Mecânica com ênfase nas áreas: Mecânica dos Fluídos, Termodinâmica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: medição, concentração, vazão mássica não intrusiva e refrigeração.

 

Isabelle de Souza Medeiros, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Técnica em Informática pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB, campus João Pessoa. Graduanda em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB, campus João Pessoa. Participação em projetos interdisciplinares, com foco no desenvolvimento científico e tecnológico. Participação em eventos e olimpíadas científicas, com ênfase na área de Programação Competitiva e TI.

Luciana Silva de Medeiros, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Possui graduação em ENFERMAGEM pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN). Tem experiência na área de Enfermagem, especialista em urgência e emergência pré- hospitalar e hospitalar,especialista em Enfermagem do trabalho.https://orcid.org/0009-0000-7407-9530

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Publicado

05.04.2025

Como Citar

CALDAS, Allysson Macário de Araújo; CALDAS, Allan Giuseppe de Araújo; MEDEIROS, Isabelle de Souza; MEDEIROS, Luciana Silva de. Aprender para agir: Desenvolvimento de aplicativo em primeiros socorros para Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e16277, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16277. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16277. Acesso em: 18 abr. 2025.

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ARTIGOS

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