A importância do ensino de propriedade intelectual em cursos técnicos

o caso da FIRJAN SENAI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11234

Palavras-chave:

Ensino, Propriedade Intelectual, Inovação

Resumo

Este artigo objetivou avaliar o conhecimento dos estudantes dos cursos técnicos oferecidos pela Firjan SENAI sobre Propriedade Intelectual (PI) e sua importância nesse nível de ensino. Para tanto, foi feita uma pesquisa, entre novembro de 2019 e abril de 2020, com coleta de dados estruturados, conferindo-lhes tratamento quantitativo. Constatou-se que esses estudantes desconhecem conceitos básicos de PI e sua importância para a transferência de tecnologia. Foi proposta a inserção, na matriz curricular desses cursos técnicos, da disciplina Propriedade Intelectual, onde sejam contemplados os conceitos básicos de PI e transferência de tecnologia, pois embora já existam aulas de empreendedorismo nos cursos da instituição, ainda não existe nenhuma disciplina que aborde a propriedade intelectual.

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Biografia do Autor

Joelson Conceição da Silva, IFF - INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Pedagogo e Contador

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

Professor da Rede Oficial de Ensino do Estado do Rio de Janeiro e da Firjan SESI SENAI.

Graciela Aparecida Profeta, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

Professora Adjunto IV do Curso de Ciências Econômicas da Universidade federal Fluminense.

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa.

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Publicado

12/12/2022

Como Citar

SILVA, Joelson Conceição da; PROFETA, Graciela Aparecida. A importância do ensino de propriedade intelectual em cursos técnicos: o caso da FIRJAN SENAI. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11234, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11234. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11234. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

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