A importância do ensino de propriedade intelectual em cursos técnicos

o caso da FIRJAN SENAI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.11234

Palavras-chave:

Ensino, Propriedade Intelectual, Inovação

Resumo

Este artigo objetivou avaliar o conhecimento dos estudantes dos cursos técnicos oferecidos pela Firjan SENAI sobre Propriedade Intelectual (PI) e sua importância nesse nível de ensino. Para tanto, foi feita uma pesquisa, entre novembro de 2019 e abril de 2020, com coleta de dados estruturados, conferindo-lhes tratamento quantitativo. Constatou-se que esses estudantes desconhecem conceitos básicos de PI e sua importância para a transferência de tecnologia. Foi proposta a inserção, na matriz curricular desses cursos técnicos, da disciplina Propriedade Intelectual, onde sejam contemplados os conceitos básicos de PI e transferência de tecnologia, pois embora já existam aulas de empreendedorismo nos cursos da instituição, ainda não existe nenhuma disciplina que aborde a propriedade intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson Conceição da Silva, IFF - INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Pedagogo e Contador

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

Professor da Rede Oficial de Ensino do Estado do Rio de Janeiro e da Firjan SESI SENAI.

Graciela Aparecida Profeta, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF

Professora Adjunto IV do Curso de Ciências Econômicas da Universidade federal Fluminense.

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa.

Referências

BARBOSA, C. Propriedade intelectual: introdução à propriedade intelectual como informação. [s.l.] Elsevier Brasil, 2013.

BARRETO, A. DE A. Informação e transferência de tecnologia: mecanismos e absorção de novas tecnologias. [s.l.] Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), 1992.

BRASIL, P. DECRETO No 9.283, DE 7 DE FEVEREIRO DE 2018. Brasília: Presidência da República, v. Disponível em http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto D, v. 9283, 2018.

CARON, A. 4. InOvAÇÃO SOCIAl e O pApel dA IndÚStRIA. FIEP–Federação das Indústrias do Estado do Paraná, v. 9, 2007.

DE CARVALHO, I. M.; VERAS, V. M. A propriedade intelectual como elemento estratégico da gestão do conhecimento. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 1, n. 2, p. 43–68, 2010. DOI: https://doi.org/10.19177/reen.v1e2200843-68

DE OSLO, M. Manual de Oslo. Recuperado de http://gestiona. com. br/wpcontent/uploads/2013/06/Manual-de-OSLO-2005. pdf, 1997.

ERBER, F. S. A propriedade industrial como instrumento de competição entre empresas e objeto de política estatal: uma introdução. 1982.

ETZKOWITZ, H. et al. Hélice Tríplice: inovação e empreendedorismo universidade-indústria-governo. Estudos Avançados, v. 31, n. 90, p. 23–48, maio 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190003

FERREIRA, C. L. D. A hélice tríplice e a Universidade de Brasília: as atividades de transferência de tecnologia conduzidas pelo Núcleo de Inovação Tecnológica. 2018.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa/Antonio Carlos Gil.—10. Reimpr. São Paulo, 2002.

GOMES, R. A. DE O. S.; TEIXEIRA, C. S. As tipologias de habitats de inovação: uma análise da legislação vigente do sul do Brasil sob a luz do novo marco legal de ciência, tecnologia e inovação. REAVI-Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí, v. 7, n. 11, p. 10–19, 2018. DOI: https://doi.org/10.5965/2316419007112018010

INPI. Inventando o futuro: uma introdução às patentes para as pequenas e médias empresasInstituto Nacional da Propriedade Industrial, , 2013.

JUNG, C. F. Invenção e Inovação. Material para fins didáticos, 2011.

MARCONI, M. DE A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. [s.l.] Atlas São Paulo, 2004. v. 4

MATIAS-PEREIRA, J.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão de inovação: a lei de inovação tecnológica como ferramenta de apoio às políticas industrial e tecnológica do Brasil. RAE eletrônica, v. 4, n. 2, p. 0–0, dez. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-56482005000200003

NOCE, M. Análise do processo de transferência de tecnologia no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, para agricultores familiares na região central de Minas Gerais. 2017. 162f. PhD Thesis—[s.l.] Tese (Doutorado)–Departamento de Economia Rural, Universidade Federal de …, 2017.

RAUEN, A. T.; BARBOSA, C. M. M. Encomendas tecnológicas no Brasil: guia geral de boas práticas. 2019.

SILVA, C. G. DA; MELO, L. C. P. DE. Ciência, tecnologia e inovação: desafio para a sociedade brasileira–livro verde. [s.l.] Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), 2001.

TIGRE, P. B. Gestão da inovação. A economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2006.

VELHO, S. R. K.; CAMPAGNOLO, J. M.; DUBEUX, R. R. O regulamento do novo marco legal da inovação. Parcerias Estratégicas, v. 24, n. 48, p. 83–102, 2020.

Downloads

Publicado

12/12/2022

Como Citar

SILVA, Joelson Conceição da; PROFETA, Graciela Aparecida. A importância do ensino de propriedade intelectual em cursos técnicos: o caso da FIRJAN SENAI. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e11234, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.11234. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11234. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.