Rendimento acadêmico dos alunos ingressantes nos cursos técnicos integrados: um estudo no IFRN Campus Natal - Zona Norte para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11621

Palavras-chave:

Ensino técnico integrado. Escolas pública e privada. Estatística. Amostragem. Pós-estratificação.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar se há diferenças no rendimento dos estudantes ingressantes no IFRN Campus Natal - Zona Norte que cursaram as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa nos anos de 2016 até 2019. Uma amostra de tamanho 150 foi obtida via amostragem aleatória simples sem reposição a partir de uma população com 583 alunos. Inicialmente, uma análise descritiva dos dados foi realizada para observar possíveis diferenças no rendimento dos alunos pós-estratificados de acordo com a escola de origem (pública ou privada), sexo, curso e renda per capita. Para realizar inferências sobre a população, estimativas intervalares, com 95% de confiança, para as notas médias foram realizadas. Os resultados sugerem que há diferença estatisticamente significativa no rendimento dos alunos em Matemática, quando eles são pós-estratificados por escola de origem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGRESTI, A. An introduction to categorical data analysis (Wiley Series in Probability and Statistics). 3 ed. New Jersey: John Wiley & Sons Inc., 390p, 2019.

ALVARENGA, C. F.; SALES, A. P.; COSTA, A. D.; COSTA, M. D.; VERONEZE, R. B.; SANTOS, T. L. B. Desafios do ensino superior para estudantes de escola pública: um estudo na UFLA. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 1, p. 55-71, 2012.

AKKARI, A. J. Desigualdades educativas estruturais no Brasil: entre estado, privatização e descentralização. Educação & Sociedade, v. 22, n. 74, p. 163-189, 2001.

AKKARI, A.; SILVA, C. P. A educação básica no Brasil: vozes de professores da rede pública e privada. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 27, p. 379-392, 2009.

ALBERNAZ, A.; FERREIRA, F. H. G.; FRANCO, C. Qualidade e equidade na educação fundamental brasileira. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Departamento de Economia, Rio de Janeiro, n. 455, 2002.

ANDRADE, R. J. Qualidade e equidade na educação básica brasileira: as evidências do SAEB 1995–2003. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2008.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, v. 149, n. 169, 2012.

_____. Resumo técnico: resultados do índice de desenvolvimento da educação básica. Ministério da Educação. Diretoria de Avaliação da Educação Básica. Brasília, 2018. Disponível em < http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/planilhas_para_download/2017/ResumoTecnico_Ideb_2005-2017.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2019.

CONAE. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias. Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/conae/documento_referencia.pdf> Acesso em: 8 jan. 2020.

DAROS, M. A. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, a evasão escolar, e a atuação do serviço social: uma experiência em construção (2008-2013). Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Departamento de Serviço Social, São Paulo, 184p, 2013.

DEMO, P. Escola pública e escola particular: semelhanças de dois imbróglios educacionais. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 15, n. 55, p. 181-206, 2007.

GIOLO, S. R. Introdução à análise de dados categóricos com aplicações. Editora Blucher, 256p, 2017.

IFRN. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal-RN, 2012. Disponível em <https://portal.ifrn.edu.br/institucional/arquivos/documento-base-do-ppp>. Acesso em: 27 nov. 2019.

LEITHOLD, L. Cálculo com Geometria Analítica - volume II. São Paulo: Harbra e Row do Brasil, 1994.

LOHR, S. L. Sampling: design and analysis. 2 ed. Mass. Boston: Brooks/Cole Cengage Learning, 609p, 2010.

LUMLEY, T. Complex surveys: a guide to analysis using R. New Jersey: John Wiley & Sons Inc., 297p, 2010.

MEIRA, C. A. A evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo, 2015.

MORAES, A. G. E.; BELLUZZO, W. O diferencial de desempenho escolar entre escolas públicas e privadas no Brasil. Nova Economia, v. 24, n. 2, p. 409-430, 2014.

LIMA, C. N.; OLIVEIRA, A. R.; CRUZ, T. L. B. Análise estatística do desempenho de alunos cotistas versus não cotistas: um estudo sobre o rendimento escolar de estudantes de curso técnico integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. 7900, 2020.

ORTIGÃO, M. I. R. Avaliação e Políticas Públicas: possibilidades e desafios para a Educação Matemática. Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, p. 71-98, 2008.

RAO, J. N. K.; SCOTT, A. J. On simple adjustments to chi-square tests with sample survey data. The Annals of Statistics, v. 15, n. 1, p. 385-397, 1987.

SANTOS, J. B. P.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em Matemática? Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 17, n. 2, p. 309-333, 2015.

STEWART, J. Cálculo - volume 2. 7 ed. São Paulo: Cengage Learning, 664p, 2014.

THOMPSON, S. K. Sampling (Wiley Series in Probability and Statistics). 3 ed. New Jersey: John Wiley & Sons Inc., 445p, 2012.

VASCONCELOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político- pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2004.

WALTON, R. Quality of working life: what is it? Slow Management Review, Cambridge, v. 15, n. 1, p. 11-21, 1973.

Downloads

Publicado

02/12/2021

Como Citar

MARQUES, Thiago Valentim; SILVA, Damião Nóbrega da. Rendimento acadêmico dos alunos ingressantes nos cursos técnicos integrados: um estudo no IFRN Campus Natal - Zona Norte para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11621, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11621. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11621. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.