Rendimento acadêmico dos alunos ingressantes nos cursos técnicos integrados: um estudo no IFRN Campus Natal - Zona Norte para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.11621

Palavras-chave:

Ensino técnico integrado. Escolas pública e privada. Estatística. Amostragem. Pós-estratificação.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi avaliar se há diferenças no rendimento dos estudantes ingressantes no IFRN Campus Natal - Zona Norte que cursaram as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa nos anos de 2016 até 2019. Uma amostra de tamanho 150 foi obtida via amostragem aleatória simples sem reposição a partir de uma população com 583 alunos. Inicialmente, uma análise descritiva dos dados foi realizada para observar possíveis diferenças no rendimento dos alunos pós-estratificados de acordo com a escola de origem (pública ou privada), sexo, curso e renda per capita. Para realizar inferências sobre a população, estimativas intervalares, com 95% de confiança, para as notas médias foram realizadas. Os resultados sugerem que há diferença estatisticamente significativa no rendimento dos alunos em Matemática, quando eles são pós-estratificados por escola de origem.

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Publicado

02/12/2021

Como Citar

MARQUES, Thiago Valentim; SILVA, Damião Nóbrega da. Rendimento acadêmico dos alunos ingressantes nos cursos técnicos integrados: um estudo no IFRN Campus Natal - Zona Norte para as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e11621, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.11621. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11621. Acesso em: 24 abr. 2024.

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