Análise do Conhecimento Prévio e Experiências de Docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul no Ensino Híbrido para o Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16169Palavras-chave:
Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Metodologias ativasResumo
Durante a pandemia da Covid-19, muitos professores tiveram que ministrar aulas envolvendo o ensino híbrido, sem haver uma discussão teórico-conceitual sobre o assunto. A presente pesquisa foi conduzida com professores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul para entender se eles conhecem o ensino híbrido e se desejam aplicá-lo em suas práticas educacionais, com o objetivo de avaliar seu conhecimento e experiência nessa abordagem. A pesquisa é qualitativa, descritiva e transversal, usando um estudo de caso como método, com múltiplos procedimentos de coleta de dados, incluindo questionários, plataforma online, WhatsApp e entrevistas. A pesquisa revelou que aproximadamente 75% dos professores do IFRS já têm experiência prática e um entendimento básico do ensino híbrido, mesmo que não tenham seguido um referencial teórico específico.
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