Avanços no acesso de estudantes pretos e pardos à Educação Profissional, Científica e Tecnológica na rede federal utilizando dados da plataforma Nilo Peçanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15199

Palavras-chave:

Educação, Profissional, Cotas, Acesso, Plataforma Nilo Peçanha

Resumo

Grandes debates sobre o acesso à educação da parcela preta e parda da população brasileira resultaram em ações afirmativas, sendo a Lei 12.711/12, a Lei de Cotas, a mais expressiva delas. Como a implementação da Lei de Cotas afetou o acesso de estudantes pretos e pardos à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPC) no Brasil? O objetivo deste estudo é apresentar um panorama do acesso de estudantes pretos e pardos à RFEPC com base nos dados apresentados pela Plataforma Nilo Peçanha. Os resultados apresentam um avanço no acesso à RFEPC por pessoas pretas e pardas, desde a criação da Lei de Cotas, a qual ainda

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Jorge Pereira, Instituto Federal de Educação Ciência da Bahia

Instituto Federal de Educação Ciência da Bahia

Renato Lima Novais, Instituto Federal da Bahia

Professor do Departamento de Computação do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Atua como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Produtos (PPGESP) e do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema (ADS). É membro do Comitê Técnico Institucional de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação desde 2018. Nos anos de 2016-2017 foi coordenador de ADS. É doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio de seis meses no Centro Fraunhofer de Engenharia de Software Experimental, MD, EUA. Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), e graduado em Ciência da Computação pela UFBA (2004). Foi pesquisador sênior do Fraunhofer Project Center at UFBA, onde atuou como coordenador adjunto do projeto RESCUER (2014-2017). Em sua pesquisa, tem investigado o uso de Análise Visual de Dados no contexto de Engenharia de Software, Empreendedorismo, Inovação e Transformação Digital.

Referências

BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1997. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm. Acesso em: 30 nov. 2022.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 30 nov. 2022.

BRASIL. Decreto nº 9.034, de 20 de abril de 2017. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 30 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 30 nov. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato20112014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 30 nov. 2022.

JESUS, Daniele Santos de; JUNIOR, Evilasio de Souza; NOVAIS, Renato. O reflexo da exclusão digital na participação das mulheres pretas e pardas residentes no estado da bahia no enem entre 2016 e 2019. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 14, n. 41, p. 387–409, 2022. ISSN 2177-2770. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1356. Acesso em: 30 nov. 2022.

JOBIM, L. M.; SILVA, M. A. da. Os institutos federais numa perspectiva de gênero, raça e classe: uma análise interseccional. Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–18, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14081. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14081. Acesso em: 21 nov. 2022.

MARTINS, E.; NOVAES, L. C.; GAMA, E. D. da. O acesso de estudantes negros à pós-graduação: Um estudo sobre inclusão étnico-racial na universidade pública. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 120–148, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.23476. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23476. Acesso em: 21 nov. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plataforma Nilo Peçanha. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mec/ pt-br/pnp. Acesso em: 30 nov. 2022.

NASCIMENTO, M. M.; CAVALCANTI, C.; OSTERMANN, F. Dez anos de instituição da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 257, p. 120-145, 2020. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4358. Acesso em: 21 nov. 2022.

OLIVEIRA, Isleimar S.; MEDEIROS, Francisco Petrônio A.; ANDRADE, Fabio G.. Seleção de Atributos para Classificadores de Evasão Escolar com Dados da Plataforma Nilo Peçanha. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL (WAPLA), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 30-39. DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2022.226769. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wapla/article/view/22520. Acesso em: 30 dez. 2022.

POWERBI. PowerBI - Visualização de Dados | Microsoft Power BI. 2022. Disponível em: https: //powerbi.microsoft.com/pt-br/. Acesso em: 30 nov. 2022.

SILVA, A. L. G. D.; SILVA, J. J. C.; RODRÍGUEZ, V. M. A (Org.). Interseccionalidades em pauta: gênero, raça, sexualidade e classe social. EDUFBA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32907. Acesso em: 30 nov. 2022.

TABLEAU. Tableau - Business Intelligence and Analytics Software. 2022. Disponível em: https://www.tableau.com/. Acesso em: 30 nov. 2022.

UNIBANCO, I. Educação no congresso. Cadernos de Pesquisa, Instituto Unibanco, v. 9, 2022.

Downloads

Publicado

19/11/2024

Como Citar

PEREIRA, MARIO JORGE; NOVAIS, Renato Lima. Avanços no acesso de estudantes pretos e pardos à Educação Profissional, Científica e Tecnológica na rede federal utilizando dados da plataforma Nilo Peçanha. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e15199, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15199. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15199. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.