Avanços no acesso de estudantes pretos e pardos à Educação Profissional, Científica e Tecnológica na rede federal utilizando dados da plataforma Nilo Peçanha
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15199Palavras-chave:
Educação, Profissional, Cotas, Acesso, Plataforma Nilo PeçanhaResumo
Grandes debates sobre o acesso à educação da parcela preta e parda da população brasileira resultaram em ações afirmativas, sendo a Lei 12.711/12, a Lei de Cotas, a mais expressiva delas. Como a implementação da Lei de Cotas afetou o acesso de estudantes pretos e pardos à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPC) no Brasil? O objetivo deste estudo é apresentar um panorama do acesso de estudantes pretos e pardos à RFEPC com base nos dados apresentados pela Plataforma Nilo Peçanha. Os resultados apresentam um avanço no acesso à RFEPC por pessoas pretas e pardas, desde a criação da Lei de Cotas, a qual ainda
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1997. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm. Acesso em: 30 nov. 2022.
BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2004. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 30 nov. 2022.
BRASIL. Decreto nº 9.034, de 20 de abril de 2017. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 30 nov. 2022.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 30 nov. 2022.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ _ato20112014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 30 nov. 2022.
JESUS, Daniele Santos de; JUNIOR, Evilasio de Souza; NOVAIS, Renato. O reflexo da exclusão digital na participação das mulheres pretas e pardas residentes no estado da bahia no enem entre 2016 e 2019. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 14, n. 41, p. 387–409, 2022. ISSN 2177-2770. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1356. Acesso em: 30 nov. 2022.
JOBIM, L. M.; SILVA, M. A. da. Os institutos federais numa perspectiva de gênero, raça e classe: uma análise interseccional. Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–18, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14081. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14081. Acesso em: 21 nov. 2022.
MARTINS, E.; NOVAES, L. C.; GAMA, E. D. da. O acesso de estudantes negros à pós-graduação: Um estudo sobre inclusão étnico-racial na universidade pública. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 39, p. 120–148, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i39.23476. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/23476. Acesso em: 21 nov. 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plataforma Nilo Peçanha. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/mec/ pt-br/pnp. Acesso em: 30 nov. 2022.
NASCIMENTO, M. M.; CAVALCANTI, C.; OSTERMANN, F. Dez anos de instituição da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 101, n. 257, p. 120-145, 2020. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4358. Acesso em: 21 nov. 2022.
OLIVEIRA, Isleimar S.; MEDEIROS, Francisco Petrônio A.; ANDRADE, Fabio G.. Seleção de Atributos para Classificadores de Evasão Escolar com Dados da Plataforma Nilo Peçanha. In: WORKSHOP DE APLICAÇÕES PRÁTICAS DE LEARNING ANALYTICS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO BRASIL (WAPLA), 1. , 2022, Manaus. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 30-39. DOI: https://doi.org/10.5753/wapla.2022.226769. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wapla/article/view/22520. Acesso em: 30 dez. 2022.
POWERBI. PowerBI - Visualização de Dados | Microsoft Power BI. 2022. Disponível em: https: //powerbi.microsoft.com/pt-br/. Acesso em: 30 nov. 2022.
SILVA, A. L. G. D.; SILVA, J. J. C.; RODRÍGUEZ, V. M. A (Org.). Interseccionalidades em pauta: gênero, raça, sexualidade e classe social. EDUFBA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32907. Acesso em: 30 nov. 2022.
TABLEAU. Tableau - Business Intelligence and Analytics Software. 2022. Disponível em: https://www.tableau.com/. Acesso em: 30 nov. 2022.
UNIBANCO, I. Educação no congresso. Cadernos de Pesquisa, Instituto Unibanco, v. 9, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.