História da Educação Profissional

esperanças, lutas e (in)dependências.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.14776

Palavras-chave:

Trabalho-educação;, História;, Educação Profissional;, Fotografia;, (In)dependência.

Resumo

Este artigo é parte de um projeto de pesquisa sobre a fotografia como fonte de pesquisa histórica em história da educação e história de trabalho-educação. Temos por base a história como processo e a história como método a partir do método da economia política e da história como produção social da existência; os conceitos de totalidade social, suas mediações e contradições, e a fotografia como fonte histórica. São três as questões básicas abordadas: primeiro, uma reflexão sobre a mundo do trabalho e sua relação com a Educação Profissional: trata-se de superar a visão estrita dos processos escolarizados e de preparação para o trabalho pautada pelas necessidades estritas da produção. A seguir, tratamos da questão do trabalho e a (in)dependência econômica e social: não obstante as transformações havidas no país, desde a (In)Dependência, há 200 anos, nossas elites sempre cultivaram a dependência econômica e política, espelhando-se nos modelos europeu e americano. Em terceiro lugar, consideraremos a história da Educação Profissional, suas lutas e resistências: a produção historiográfica sobre trabalho-educação é restrita a alguns grandes trabalhos, livros e artigos, teses, dissertações.  Finalizamos com uma síntese breve de estudos elaborados sobre como se escreve a história da Educação Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ciavatta, UFF

Universidade Federal Fluminense

Referências

AMIN, S. O eurocentrismo: crítica de uma ideologia. São Paulo, 2021.

AMORIM, Celso Amorim:. TERRA EM TRANSE - Os riscos e oportunidades da nova ordem mundial. Aula no Instituto Conhecimento Liberta (ICL), 7 de agosto de 2022, às 20 horas. https://www.youtube.com/watch?v=0CohYfHlY0U

BAMBIRRA, V. Teoria de la dependencia: una anticrítica. México: Ediciones Era, 1983.

BATALHA, C. A historiografia da classe operária no Brasil: trajetória e tendências. In: FREITAS, M. C. de. Historiografia brasileira em perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998, p. 145-158.

CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Domínios da história. Ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

CIAVATTA, M. O conhecimento histórico e o problema teórico-metodológico das mediações. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (orgs.). Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001.

CIAVATTA, M. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento. A historicidade da Educação Profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

CIAVATTA, Maria et al. Historiografia em Trabalho-educação: como se escreve a história de educação profissional. Uberlândia: Navegando, 2019. DOI: https://doi.org/10.29388/978-85-53111-86-2

CIAVATTA, Maria. “Imperativos do desempenho” e outros desafios da pesquisa em política educacional. 35ª. R.A. da ANPEd, Porto de Galinhas, Pe., 21 a 24 de outubro de 2012.

CIAVATTA-FRANCO, M. Quando nós somos o outro. Questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados. Educação & Sociedade, Revista Quadrimestral da Ciência da Educação, no. 72, p. 197-230, agosto 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000300011

CUNHA, l. A. O ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000 a.

CUNHA, L A. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000 b.

CUNHA, L. A. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Editora UNESP, Brasília, DF: Flacso, 2000 c.

FALCON, F. J. C. História cultural e história da educação. Revista Brasileira de Educação, vol. 11, n. 32, p. 328-339, maio/ago. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000200011

FARIA FILHO, Luciano Mendes. República, trabalho e educação: A experiência do Instituto João Pinheiro 1909/1934. Bragança Paulista: EDUSF, 2001.

FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 4ª. ed. Rio de Janeiro: RJ Zahar Editores, 2009.

FONSECA, C. S. da. História do ensino Industrial no Brasil. V. 3. Rio de Janeiro, SENAI, 1986.

GRAMSCI, A. La alternativa pedagógica. Barcelona, Fontamara, 1981.

HOBSBAWN, E. P. Mundos do trabalho. Novos estudos sobre história operária. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

LIMA, Marcelo. A história da educação profissional. Os passos e descompassos históricos do SENAI-ES com os paradigmas da produção industrial no Espírito Santo 1948-1989. Vitòria: O Autor, 2007.

LOSURDO, D. Contra-História do liberalismo. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2006.

LUKÁCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas, Edit. Ciências Humanas, S. Paulo, (4): 1-18, 1978.

MACHADO, Lucília. Trabalho-educação como objeto de investigação. Trabalho & Educação, Revista do NETE, v. 14, n. 2., p. 126-136, jul. Dez. 2005.

MANFREDI, Sílvia M. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.

MARINI, R. M. Dialética da dependência. Petrópolis: Vozes/Clacso, 2000.

MARX, K. Contribuição para a crítica da economia política. São Paulo, Martins Fontes, 1977.

MARX, K. O 18 Brumário e Cartas a Kugelman. 4ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.

MARX, K. O Capital. Crítica da economia política. Livro I. vol. I e II. 6ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1980.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). São Paulo, Ciências Humanas, 2ª ed. 1979.

OLIVEIRA, Milton Ramon de. Formar cidadãos úteis: os patronatos agrícolas e a infância pobre na Primeira República. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 5, (10): 200-212, 1992.

POLLAK, M. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas, 3 (3): 3-15, 1989.

RODRIGUES, N. Educação: da formação à construção do sujeito ético. Educação & sociedade, Revista Quadrimestral de Ciência da Educação, CEDES, Campinas, n. 76, especial, 2001, p. 232-257. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000300013

SANTOS, Theotonio dos. La teoría de la dependencia. In: SEGRERA, Francisco Lopez (edit.). Los retos de la globalización. Ensayos en homaje a Theotonio dos Santos. Caracas: UNESCO, 1998.

SILVA, Adriana Maria Paulo da. Aprender com perfeição e sem coação. Uma escola para meninos pretos e pardos na corte. Brasília: Editora Plano, 2000.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. I. A árvore da liberdade. 2ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

VELLOSO, J. Dependência e educação comparada. Educação & Sociedade. Revista Quadrimestral de Ciências da Educação, n. 22, p. 105-119, 1985.

Downloads

Publicado

23/06/2023

Como Citar

CIAVATTA, Maria. História da Educação Profissional: esperanças, lutas e (in)dependências. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e14776, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.14776. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14776. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.