A expansão territorial da Educação Superior a partir de Institutos Federais (IFs) em regiões interioranas

uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.14765

Palavras-chave:

Educação superior, Institutos Federais, Revisão Sistemática, Políticas Públicas

Resumo

A produção de trabalhos que envolvem as discussões sobre a expansão da educação por meio dos Institutos Federais (IFs) tem ganhado proporções que buscam avaliar as políticas educacionais. Objetiva-se, assim, realizar uma revisão sistemática sobre a expansão da educação superior a partir dos IFs. A pesquisa é feita na plataforma da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), dividida entre as etapas: definição da pergunta, descritores, critérios e análise dos trabalhos. Tem–se como achados que a instalação dos IFs ocorreu a partir de uma lógica de execução, dando espaço para problemáticas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), entre essas estão os desafios institucionais, estruturais, estudantis e de identidade com os lugares onde estão instalados.

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Biografia do Autor

Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UERN

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais na área de Gestão de Políticas Públicas e Linha de Pesquisa Estado e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Participou de atividades como bolsista no Programa Residência Pedagógica - RESPED/CAPES (2018-2020). Participou de atividades como voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ (2017-2018) e (2018-2019). Participou de atividades como voluntário no Programa de Extensão Universitária - PROEX/UERN (2019/2020). Participou de atividades como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio-PIBIC Jr/UFERSA (2010).

Anderson Cristopher dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008). Professor do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

18/11/2024

Como Citar

ALMEIDA, Rodrigo Emanoel de Sousa; SANTOS, Anderson Cristopher dos. A expansão territorial da Educação Superior a partir de Institutos Federais (IFs) em regiões interioranas: uma revisão sistemática. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e14765, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.14765. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/14765. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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