Artefatos da produção do conhecimento em trabalho e educação no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13465Palavras-chave:
Produção do conhecimento, Trabalho e educação no século XIX, História da Educação Profissional.Resumo
Este trabalho é resultado de investigações do projeto de pesquisa desenvolvido no NUPED/IFRN, na Linha 3 História, Memória e Historiografia da Educação Profissional (PPGEP/IFRN). O mencionado projeto, denominado “Trabalho e Educação no século XIX: arquivos, fontes e historiografia da aprendizagem de ofício e formação de artífices” objetivou compreender o ensino profissional nos oitocentos. O lócus do estudo foi o repositório Domínio Público, no qual foi feita uma busca de informações nas teses e dissertações sobre o ensino profissional no século XIX. Para análise dos achados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), a partir das categorias trabalho e educação no século XIX. Após a sistematização e diálogos realizados com os resultados e com base nas categorias analisadas, evidenciamos que a educação no século XIX e a relação trabalho e educação eram permeadas pelo cotidiano dos núcleos fabris, em que as escolas ali existentes visavam a qualificação de mão de obra para o desenvolvimento das fábricas.
Downloads
Referências
BRONOWSKI, J. O olho visionário: ensaios sobre arte, literatura e ciência. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1998.
CIAVATTA, Maria. Trabalho-Educação – uma unidade epistemológica, histórica e educacional. Revista Trabalho Necessário, Niterói, v.17, n.32, p.132-148, mar. 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/28306. Acesso em: 29 de out. 2021.
COSTA, Antonio Max Ferreira da; NASCIMENTO, José Mateus do. Entre as frutas e o dinheiro: historiografia do trabalho na sociedade capitalista brasileira. In: NASCIMENTO, José Mateus do; SILVA, José Moisés Nunes da (Org). Educação Profissional e contradições sociais: pontos e contrapontos. Natal: Editora FAMEN, 2019. p. 97-107. Disponível em: https://www.editorafamen.com.br/ebooks/2019/l1-cap10.pdf. Acesso em: 01 de nov. 2021.
FUNARI, Pedro Paulo. Arqueologia. São Paulo: Contexto, 2003.
LARA, Silvia Hunold. Escravidão, cidadania e história do trabalho no Brasil. Proj. História, São Paulo, v.16, p.25-38, fev. 1998. Disponível em: file:///C:/Users/Usuário/Desktop/História%20do%20Trabalho%20no%20Brasil_PUC.PDF. Acesso em: 01 jun. 2019.
LIMA, Alexandre. Trabalho e ação política em Marx. Ethic@ - An international Journal for Moral Philosophy, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 341-364, maio, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ethic/article/view/1677- 2954.2011v10n2p341/20912. Acesso em: 09 jun. 2019.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Tradução Regis Barbosa e Flávio R. Kothe, 2 ed. São Paulo, Nova Cultural, 1985a. Livro I, t. 1. (Os economistas).
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Tradução Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo: Abril Cultural, 1985b. Livro 1, v. 1, t. 2 (Os economistas).
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência e Educação, v.9, n.2, p.191-211, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 26 de mai. de 2021.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí (RS): Editora Unijuí, 2016.
OLIVEIRA, Rosalba Lopes de. Artefatos históricos: construindo saberes na formação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1347_1516_ID.pdf. Acesso em: 01 de nov. 2021.
RAGO, Margareth. O trabalho feminino e sexualidade. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001.
RAMOS, Marise. Ensino Médio integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 42-56.
SILVA, Allan Camargo. Educação Física higienista: discursos historiográficos. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd171/educacao-fisica-higienista-discursos.htm. Acesso em: 05 de dez. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.