Representações sociais de professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico sobre a importância da pesquisa na atuação profissional e na formação docente: desafios e dilemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10367

Palavras-chave:

Representações Sociais. Pesquisa. Formação de Professores. Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Realização Profissional

Resumo

Nesse artigo, analisamos as representações sociais dos professores do Instituto Federal sobre a importância da pesquisa em sua formação e atuação. A Teoria de Representações Sociais e a abordagem psicossocial sobre profissionalidade docente são utilizadas como embasamento teórico-metodológico do estudo. Os resultados demonstram a importância da pesquisa no que se refere à formação continuada, pois reflete positivamente na qualidade do ensino e contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Os sujeitos relacionam a pesquisa ao sentimento de realização professional. Entretanto, há avanços e retrocessos nas normativas, que ora incentivam a atuação em projetos de pesquisa e extensão, e ora enfatizam a atuação em sala de aula, indicando dilemas e desafios aos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Carolina Salgado Jardim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus São Roque

Professora do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios no IFSP. Doutora em Educação - Psicologia da Educação (PUC/SP). Mestre em Administração (UFLA). Licenciada em Administração (IFRS). Graduada em Administração - com habilitação em Empresas Rurais e Cooperativas (UFLA). Leciona nas áreas de gestão de pessoas; comportamento organizacional; gestão socioambiental; projeto integrador. Desenvolve pesquisa na área de educação (metologias ativas; integração curricular) e projetos relacionados aos direitos humanos e relações étnico-raciais (ensino da capoeira na escola).

Frank Viana Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus São Roque

Frank Viana Carvalho é Licenciado em Pedagogia e Mestre em Educação pelo UNASP. Cursou o Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, realizando o Doutorado SW na Université François Rabelais, na França. Fundador do Projeto Pedagogia da Cooperação, escreveu diversas obras sobre educação e Filosofia e ministrou centenas de cursos e palestras para a formação de docentes em todas as regiões do Brasil. É pesquisador e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque.

Referências

ANDES. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Comunicado sobre Mudanças na Portaria nº 17/2016. Disponível em: <http://www.andes.sindoif.org.br/2020/04/29/mec-comunica-conif-sobre-mudancas-na-portaria-17/> Acesso em: 07 jun. 2020.

_______. Alteração da Portaria nº 17/2016. Disponível em: http://www.andes.sindoif.org.br/wp-content/uploads/2020/04/aqui.pdf. Acesso em: 07 jun. 2020.

ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000.

ARRUDA, Ângela. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, n. 117, p. 127-147, nov. 2002. Disponível em: <http://www.scielo. br/pdf/cp/n117/15555.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2018.

BRASIL. Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 1.º nov. 2015.

______. MEC/SETEC. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Um novo modelo de Educação Profissional e Tecnológica: concepções e diretrizes. Brasília: MEC/SETEC, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 27 mar. 2017.

______. MEC/SETEC. Portaria n.º 17, de 11 de maio de 2016. Estabelece diretrizes gerais para a regulamentação das atividades docentes no âmbito da Rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=43041-portaria-setec-n17-2016-pdf&category_slug=junho-2016-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 14 maio 2018.

CONIF. Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientipfica e Tecnológica. Ofício nº 98/2020-CONIF. Considerações acerca da substituição da Portaria nº17/2016. Disponível em: <https://www.andes.org.br/diretorios/files/PDF/pdfre3/Of%c3%adcio%2098%202020_SETEC_ARIOSTO.pdf> Acesso em: 07 jun. 2020.

DEWEY, John. Como Pensamos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

______. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

ENS, Romilda Teodora; PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa; DONATO, Sueli Pereira. Representações de professores da Escola Básica sobre sua inserção profissional na profissão. In: NOVAES, Adelina; VILLAS BÔAS, Lúcia; ENS, Romilda Teodora. Formação e trabalho docente: relações pedagógicas e profissionalidade – pesquisas com a Técnica Q. Curitiba: PUCPRESS; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2016. p. 127-158.

FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília: Liberlivro, 2012.

GONÇALVES, Helenice Maia; SOUSA, Clarilza Prado de. Articulações entre representações sociais e subjetividade: um estudo sobre a produção nacional entre 2000 e 2010. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 12, n. 27, p. 258-288, 2014. Disponível em: <http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/ viewArticle/1260>. Acesso em: 22 maio 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP). Resolução n.º 112, de 7 de outubro de 2014. Disponível em: <http://mto.ifsp.edu.br/images/CAAD/Resol_112_Aprova_Regulamento_de_Atribuio_Docente.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP). Resolução n.º 477, de 6 de dezembro. Promove alterações na Resolução n.º 270/2011. Disponível em: <https://itp.ifsp.edu.br/ifspitap/files/ CPI/Resolucao-477-2011-alteracao-resolucao-270.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP). Resolução n.º 270, de 3 de maio de 2011. Estabelece diretrizes para atividades docentes. Disponível em: <https://itp.ifsp.edu.br/ifspitap/files/ CPI/Resolucao-270-2011.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP). Resolução IFSP n.º 109, de 4 de novembro de 2015. Aprova ad referendum alterações no Regulamento de Atribuições de Atividades Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Disponível em: <http://www2.ifsp.edu.br/index.php/arquivos/category/505-resolucoes-2015.html>. Acesso em: 19 maio 2018.

JARDIM, Anna Carolina Salgado. Representações sociais de professores e gestores sobre ‘ser professor’ no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo: um diálogo com as mudanças institucionais. 2018. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

JODELET, Denise. Representações Sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2002: 17-44.

______. Conferência de Denise Jodelet por ocasião do recebimento do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. In: SOUSA, Clarilza Prado de et al. Representações sociais: estudos metodológicos em educação. Curitiba: Champagnat/PUC-PR, 2011. p. 11-33. (Coleção Formação do professor, v. 5.).

KENSKI, V. M. (2001) O papel do Professor na Sociedade Digital. In: CASTRO, Amélia (org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira/Thomson Learning, 95-106.

LÜDKE, M. [et al] O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus, 2001.

MOSCOVICI, S. (1961) La Psychanalyse, son image et son public Psychoanalysis: its image and its public). Paris: Press Universitary de France.

MUNARI, K. B.; VILLAS-BÔAS, L. (2016) Profissionalização docente: o estar na profissão. In: NOVAES, A.; VILLAS-BÔAS, L.; ENS, R. T. (Org.) Formação e trabalho docente: relações pedagógicas e profissionalidade - pesquisas com a técnica Q. São Paulo: FCC, 107-125.

NOVAES, A. (2015) Subjetividade Social Docente: elementos para um debate sobre políticas de subjetividade. Cadernos de Pesquisa, v. 45, n. 156, 328-346, abr/jun.

RATINAUD, Pierre. Iramuteq: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires [Computer software]. Disponível em: <http://www.iramuteq.org>. Acesso em: 5 abr. 2018.

SCHÖN, Donald. (2000) Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul (ARTMED). 256 p.

______. Formar Professores como Profissionais Reflexivos. In: Nóvoa, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações D. Quixote, 1997.

SOUSA, C. P. de. Estudos de Representações Sociais em Educação. Psicologia da Educação, São Paulo, 14/15, 2002: 285-323.

VEIGA, I. P. (2008). A. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus.

WAGNER, Wolfgang; HAYES, Nicky; FLORES PALACIOS, Fatima. El discurso de lo cotidiano y el sentido común. Antropos: Editorial México, 2011.

Downloads

Publicado

02/12/2021

Como Citar

JARDIM, Anna Carolina Salgado; CARVALHO, Frank Viana. Representações sociais de professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico sobre a importância da pesquisa na atuação profissional e na formação docente: desafios e dilemas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e10367, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10367. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10367. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.