Representações sociais de professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico sobre a importância da pesquisa na atuação profissional e na formação docente: desafios e dilemas

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10367

Palavras-chave:

Representações Sociais. Pesquisa. Formação de Professores. Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Realização Profissional

Resumo

Nesse artigo, analisamos as representações sociais dos professores do Instituto Federal sobre a importância da pesquisa em sua formação e atuação. A Teoria de Representações Sociais e a abordagem psicossocial sobre profissionalidade docente são utilizadas como embasamento teórico-metodológico do estudo. Os resultados demonstram a importância da pesquisa no que se refere à formação continuada, pois reflete positivamente na qualidade do ensino e contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Os sujeitos relacionam a pesquisa ao sentimento de realização professional. Entretanto, há avanços e retrocessos nas normativas, que ora incentivam a atuação em projetos de pesquisa e extensão, e ora enfatizam a atuação em sala de aula, indicando dilemas e desafios aos professores.

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Biografia do Autor

Anna Carolina Salgado Jardim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus São Roque

Professora do Eixo Tecnológico de Gestão e Negócios no IFSP. Doutora em Educação - Psicologia da Educação (PUC/SP). Mestre em Administração (UFLA). Licenciada em Administração (IFRS). Graduada em Administração - com habilitação em Empresas Rurais e Cooperativas (UFLA). Leciona nas áreas de gestão de pessoas; comportamento organizacional; gestão socioambiental; projeto integrador. Desenvolve pesquisa na área de educação (metologias ativas; integração curricular) e projetos relacionados aos direitos humanos e relações étnico-raciais (ensino da capoeira na escola).

Frank Viana Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - câmpus São Roque

Frank Viana Carvalho é Licenciado em Pedagogia e Mestre em Educação pelo UNASP. Cursou o Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, realizando o Doutorado SW na Université François Rabelais, na França. Fundador do Projeto Pedagogia da Cooperação, escreveu diversas obras sobre educação e Filosofia e ministrou centenas de cursos e palestras para a formação de docentes em todas as regiões do Brasil. É pesquisador e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque.

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Publicado

02/12/2021

Como Citar

JARDIM, Anna Carolina Salgado; CARVALHO, Frank Viana. Representações sociais de professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico sobre a importância da pesquisa na atuação profissional e na formação docente: desafios e dilemas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e10367, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10367. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10367. Acesso em: 26 abr. 2024.

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