Representações sociais de professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico sobre a importância da pesquisa na atuação profissional e na formação docente: desafios e dilemas
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10367Palavras-chave:
Representações Sociais. Pesquisa. Formação de Professores. Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. Realização ProfissionalResumo
Nesse artigo, analisamos as representações sociais dos professores do Instituto Federal sobre a importância da pesquisa em sua formação e atuação. A Teoria de Representações Sociais e a abordagem psicossocial sobre profissionalidade docente são utilizadas como embasamento teórico-metodológico do estudo. Os resultados demonstram a importância da pesquisa no que se refere à formação continuada, pois reflete positivamente na qualidade do ensino e contribui para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. Os sujeitos relacionam a pesquisa ao sentimento de realização professional. Entretanto, há avanços e retrocessos nas normativas, que ora incentivam a atuação em projetos de pesquisa e extensão, e ora enfatizam a atuação em sala de aula, indicando dilemas e desafios aos professores.
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