O aluno adulto do curso técnico subsequente e o desafio da inclusão educacional
criação de um guia informacional como ferramenta de integração no ambiente da Educação Profissional Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12881Palavras-chave:
Necessidade Informacional, Educação Profissional Tecnológica, Inclusão socialResumo
Este artigo busca compreender as necessidades informacionais do aluno adulto do curso técnico subsequente em Paisagismo do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Santa Luzia, no intuito de promover sua integração no ambiente da educação profissional tecnológica através de estratégias de inclusão social. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada, cujos dados foram submetidos à Análise de Conteúdo. Como proposta de intervenção elaborou-se e aplicou-se um produto educacional destinado a suprir essas demandas informacionais e consequentemente promover maior autonomia e cidadania no contexto educacional e profissional.
Downloads
Referências
ALVES, José Eustáquio Diniz. Bônus demográfico no Brasil: do nascimento tardio à morte precoce pela Covid-19. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 37, p. 1-18, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/M6ZjNHVZRfdcbBwbs9tBkhy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 jul.2024.
ARAÚJO, Edclecia Barbosa de; LIMA, Andreza Maria de. O Estado da Arte sobre evasão escolar nos institutos federais: uma contribuição para a construção de saberes e práticas. Revista Labor, V. 1, N. 26, p. 54-75, 2021.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições Almeida.2011.
BASTOS, Carla da Silva; VENÂNCIO, Geisy Anny.; VIEIRA JUNIOR, Niltom. A função social dos Institutos Federais de Educação. Revista Labor, v. 2, n. 24, p. 252-278, 21 dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60220. Acesso em 30 jul 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica: concepção e diretrizes. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2010.
CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, vol.1, 2009, p. 408-415.
CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Ed. Senac/SP, 2006.
COURA, I. G. M. A terceira idade na Educação de Jovens e Adultos: expectativas e motivações. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
DERVIN, Brenda. From the mind's eye of the user: the sense-making qualitative quantitative methodology. In: GLAZIER, Jack D.; POWELL, Ronald R. Qualitative Research in Information Management. Englewood: Libraries Unlimited. 1992.
DE LUCCA, Djuli Machado; VITORINO, Elizete Vieira. O desenvolvimento da competência informacional dos idosos: um olhar para as necessidades informacionais desses indivíduos. In.: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 26, 2015, João Pessoa. Anais [...]. João Pessoa: LTi – Laboratório de Tecnologias Intelectuais, 2015. Disponível em: <http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/view/2812>. Acesso em: 15 mai. 2021.
DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2008.
ESQUISSANI, R. S. S.; SOBRINHO, S. C. O desafio da função social docente diante das políticas educacionais em curso no Brasil .Jornal de Políticas Educacionais. V. 14, n. 17. Março de 2020. Disponível em:https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/70082 Acesso em: 20 jun. 2024.
FERNANDES, Andreza de Souza. As tecnologias de comunicação e informação contemporâneas na educação de jovens e adultos: ferramentas de consciência crítica e desenvolvimento acadêmico. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Sertãozinho, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. In: CALDART, Roseli Saldete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs) Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.
GUAZI, Taísa Scarpin. Diretrizes para o uso de entrevistas semiestruturadas em investigações científicas.Revista Educação, Pesquisa e Inclusão,[S. l.], v. 2, p.1-20, 2021. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/e202114. Acesso em: 31 jul. 2024.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Notas técnicas - Versão 1.5. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS, RESOLUÇÃO Nº 9 DE 03 DE JULHO DE 2020. Dispõe sobre a Aprovação da Política de Assistência Estudantil no âmbito do IFMG e Revogação da Resolução nº 3/20 2019.
KAPLÚN, Gabriel. Material Educativo: a experiência de aprendizado. Revista Comunicação &. Educação, São Paulo, (27),p.46-60. maio/ago. 2003. Disponível em: https://revistas.usp.br/comueduc/article/view/37491. Acesso em 31 jul 2024.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Editora Alínea, 2007.
MENDES, Rosana Maria; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. A Análise de Conteúdo como uma metodologia. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.165, p.1044-1066, jul./set., 2017.
MOURA, Dante Henrique. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista Labor, v.1,n.7,p.1-19, 25 mar. 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6702/4903 Acesso:
NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Carlos José de Holanda; OSTERMANN, Fernanda. Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 101(257), p. 120-145, 2020.
NOSELLA, Paolo. “Ensino médio: em busca do princípio pedagógico”. Educação e Sociedade. SP, vol.32, n.117, p. 1051-1066. 2011. p. 1057. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/wFtvf3SFQR6y5qfVvNPmY8s/?lang=pt Acesso em 01.ago.2024
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). 2019 Revision of World Population Prospects, 2019. Disponível em: https://population.un.org/wpp/. Acesso em: 26 jun. 2021.
PACHECO, Eliezer. Desvendando os institutos federais: identidade e objetivos.Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, p. 4-22, 2020.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e Educação de Adultos: contribuições à história da educação brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 1973.
RAMOS, Marise. A força material do conhecimento em trabalho e educação nos governos ligados ao PT: contradições da disputa no estado ampliado. Revista Trabalho Necessário, v. 21, n. 44, p. 01-25, 13 abr. 2023. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/57606/34048 Acesso em 10.jul.2024
RODRIGUES, José. Por um programa de transição para a educação: em defesa da concepção marxista de formação politécnica. In: Caminhos da politecnia: 30 anos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim. Venâncio. Organização Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro: EPSJV, 2016. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/livro_30_anos.pdf Acesso em 07. jul. 2024
ROMÃO, José Eustáquio. O ensino médio e a omnilateralidade: educação profissional no século XXI. EccoS, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 27-49, jan./jun. 2010.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32 ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1999.
SILVA, Flavio Augusto Pagarine; PRESTES, Liliane Madruga. Estado da arte das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica nas temáticas Ensino Médio Integrado, Interdisciplinariedade e Proeja. Trabalho & Educação, v.29, n.2, p.183-196, maio-ago,2020.
SILVA, Gisele Machado. As necessidades informacionais de alunos do proeja: o uso de uma revista-guia como produto educacional no espaço escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Sertãozinho, 2019.
SILVA, Gustavo Resgala. Formas de produção do espaço periférico metropolitano – Um estudo sobre São Benedito na região metropolitano de Belo Horizonte. (2011). Dissertação (Mestrado em Arquitetura). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
SOUZA, Elza Maria de; SILVA, Daiane Pereira Pires; BARROS, Alexandre Soares de. Educação Popular, promoção da saúde e envelhecimento ativo: uma revisão bibliográfica integrativa. Ciência e Saúde Coletiva, 26 (4), p.1335-1368, 2021.
WONG, Laura Rodriguez.; CARVALHO, Jose Alberto Magno. O rápido processo de envelhecimento populacional do Brasil: sérios desafios para as políticas públicas. Revista Brasileira de Estudos de População, v.23, n.1, p.5-26, jan./jun, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.