O aluno adulto do curso técnico subsequente e o desafio da inclusão educacional

criação de um guia informacional como ferramenta de integração no ambiente da Educação Profissional Tecnológica

Autores

  • Esperanza Braga Magalhães Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Lerice de Castro Garzoni Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Marcus Fernandes Marcusso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12881

Palavras-chave:

Necessidade Informacional, Educação Profissional Tecnológica, Inclusão social

Resumo

Este artigo busca compreender as necessidades informacionais do aluno adulto do curso técnico subsequente em Paisagismo do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Santa Luzia, no intuito de promover sua integração no ambiente da educação profissional tecnológica através de estratégias de inclusão social. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista semiestruturada, cujos dados foram submetidos à Análise de Conteúdo. Como proposta de intervenção elaborou-se e aplicou-se um produto educacional destinado a suprir essas demandas informacionais e consequentemente promover maior autonomia e cidadania no contexto educacional e profissional.

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Biografia do Autor

Esperanza Braga Magalhães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Maranhão(2011). Atualmente é Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional.

Lerice de Castro Garzoni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e mestrado em História pela mesma instituição (2007). Em 2012, concluiu o doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas, tendo realizado estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (2009-2010). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história das mulheres e das relações de gênero, polícia, literatura, imprensa. Mãe do Inácio, viveu a licença maternidade em 2019 (em apoio ao movimento #maternidadenolattes e Parent in Science).

Marcus Fernandes Marcusso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

ossui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Professor EBTT de História do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Câmpus Inconfidentes. Docente no Mestrado Profissional ProFEPT - Polo IFSULDEMINAS. Atualmente é coordenador da Licenciatura em História do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes Tem experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em História da Educação e Educação Militar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Militar - História da Educação - Epistemologia da Educação - História do Brasil República.

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Publicado

04/11/2024

Como Citar

MAGALHÃES, Esperanza Braga; GARZONI, Lerice de Castro; MARCUSSO, Marcus Fernandes. O aluno adulto do curso técnico subsequente e o desafio da inclusão educacional: criação de um guia informacional como ferramenta de integração no ambiente da Educação Profissional Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e12881, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.12881. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12881. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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