Formar para o cuidado: a Formação Humana Integral e o Ensino Integrado em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12839

Palavras-chave:

Cuidado. Enfermagem. Ensino Integrado. Formação Humana Integral. Gênero.

Resumo

A pesquisa objetiva fazer uma discussão a respeito da Formação Humana Integral e Ensino Integral em saúde, destacando sua importância na formação profissional do técnico em enfermagem da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, instituição que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPT). Além disso, atentamos para a necessidade de problematizar, no interior da EPT enquanto campo epistêmico e modalidade educativa, os processos que naturalizam o cuidado enquanto prática vinculada às mulheres, colaborando para a manutenção de relações desiguais entre os gêneros. A fim de levantar tais discussões foi empregada metodologia de abordagem qualitativa e exploratória com o intuito de proporcionar uma maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito e descrever as características do grupo a ser estudado. O referencial teórico se concentrará na literatura acerca dos estudos de gênero, em diálogo constante com teóricos da Educação Profissional e como resultado, espera-se problematizar o trabalho do cuidado e considerar a onilateralidade na Educação Profissional em Saúde, levando em conta as relações de gênero.

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Biografia do Autor

Larissa Maia de Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional  do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN) e bolsista Capes

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Publicado

21/12/2021

Como Citar

SOUZA, Larissa Maia de; LIMA NETO, Avelino Aldo de; GLEYSE, Jacques; COSTA, Ana Cristina Santos. Formar para o cuidado: a Formação Humana Integral e o Ensino Integrado em saúde. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e12839, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.12839. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12839. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Mundo do trabalho, Educação Profissional e Identidade de Gênero