O avanço feminino na educação superior brasileira: perspectivas de gênero, raça e classe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12657

Palavras-chave:

Ensino superior, Educação das mulheres, Acesso.

Resumo

A confluência de distintos fatores ocasionou na ampliação do Ensino Superior brasileiro nos últimos cinquenta anos, incluindo o massivo ingresso feminino. Assim, este artigo objetiva traçar um panorama sobre tal cenário, tomando por perspectiva as questões de gênero, raça e classe. Para tanto, lançamos mão de um levantamento quantitativo do período, baseado nos censos nacionais publicados. Também realizamos uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Concluímos que, apesar das mulheres terem se tornado maioria entre discentes do Ensino Superior no Brasil, há menor expressividade de estudantes negras. Além disso, ainda persiste uma segmentação de gênero por áreas de atuação e, consequentemente, uma maior concentração de mulheres nas áreas de menor remuneração salarial.

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Biografia do Autor

Ana Paula de Souza Santos, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Educação pela UEM. Graduada em Ciências Sociais pela mesma instituição.

Maria Luísa Furlan Costa, Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá.

Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação (UNESP/Araraquara). Mestre em Educação (UEM). Licenciada em História (UEM)

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Publicado

21/12/2021

Como Citar

SANTOS, Ana Paula de Souza; COSTA, Maria Luísa Furlan. O avanço feminino na educação superior brasileira: perspectivas de gênero, raça e classe. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e12657, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.12657. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12657. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Mundo do trabalho, Educação Profissional e Identidade de Gênero

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