"Educar os educadores": Trabalho, Educação e Práxis no contexto dos Institutos Federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11251

Palavras-chave:

Formação de professores. Institutos Federais. Trabalho. Práxis.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as características que uma pós-graduação precisa ter para ser compatível com a identidade prevista na política de criação dos Institutos Federais. Para isso, a Especialização Lato Senso em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea ofertada pelo Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG foi usada como realidade motivadora da pesquisa. O artigo buscará nas referências teóricas e metodológicas do materialismo histórico a base para analisar as possibilidades e especificidades de uma proposta de formação de professores coerente com a realidade da Rede Federal de Educação Profissional. Ao final, o texto sinalizará para a superação tanto do pragmatismo quanto do academicismo, num movimento dialético a partir do conceito de práxis, na perspectiva marxiana da educação dos educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Fávero de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Sudeste MG

Doutorando do PPFH/UERJ

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/CAEd/UFJF)

Filósofo (CES/JF)

Professor do IF Sudeste MG - Campus Santos Dumont

Referências

BARATA-MOURA, José. Materialismo e subjetividade: estudos em torno de Marx. Lisboa: Avante, 1997.

BRASIL. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 30 dez. 2008, Seção 1, p. 1.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A Nova Razão do Mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas, SP: Papirus, 1995.

FREITAS, Luiz Carlos de. A Reforma Empresarial da Educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; CALDART, Roseli Salete (Orgs.). História, Natureza, Trabalho e Educação. São Paulo: Expressão Popular, 2020.

FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: relação com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. IN: CALDART, Roseli Salete (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012. p. 750 – 757.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do cárcere. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

IF SUDESTE MG – CAMPUS SANTOS DUMONT. Projeto Pedagógico Curricular: Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea. Santos Dumont, 2019. Disponível em: https://www.ifsudestemg.edu.br/santosdumont/institucional/pesquisa/pos-graduacao/especializacao-em-praticas-pedagogicas-na-educacao-contemporanea. Acesso em: 05 set. 2020.

KONDER, Leandro. O futuro da Filosofia da Práxis. São Paulo: Boitempo, 2018.

KUENZER, Acácia Zeneida. As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante. Educação e Sociedade. [online]. 1999, vol.20, n.68, pp.163-183. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a09v2068.pdf. Acesso em 07 set. 2020.

KUENZER, Acácia Zeneida. Desafios teóricos-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Educação e crise do trabalho. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 55 – 75.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social. v.1. São Paulo: Boitempo, 2012.

LUKÁCS, György. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, Karl. O capital. v. 1. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

MARX, Karl. Ad Feuerbach. IN: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007, p. 533 – 535.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. Campinas: Navegando, 2011.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MOLL, Jaqueline. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília/São Paulo: Santilana/Moderna, 2011.

RAMOS, Marise. Pedagogia das Competências. IN: CALDART, Roseli Salete (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/São Paulo: EPSJV/Expressão Popular, 2012. p. 535 – 359.

SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

VAZQUEZ, Adolfo Sanches. Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.

Downloads

Publicado

18/12/2020

Como Citar

OLIVEIRA, Tiago Fávero de. "Educar os educadores": Trabalho, Educação e Práxis no contexto dos Institutos Federais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 19, p. e11251, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.11251. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/11251. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Trabalho-Educação: possibilidades investigativas na pós-graduação stricto sensu

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.