"Educar os educadores": Trabalho, Educação e Práxis no contexto dos Institutos Federais
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.11251Palavras-chave:
Formação de professores. Institutos Federais. Trabalho. Práxis.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e analisar as características que uma pós-graduação precisa ter para ser compatível com a identidade prevista na política de criação dos Institutos Federais. Para isso, a Especialização Lato Senso em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea ofertada pelo Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG foi usada como realidade motivadora da pesquisa. O artigo buscará nas referências teóricas e metodológicas do materialismo histórico a base para analisar as possibilidades e especificidades de uma proposta de formação de professores coerente com a realidade da Rede Federal de Educação Profissional. Ao final, o texto sinalizará para a superação tanto do pragmatismo quanto do academicismo, num movimento dialético a partir do conceito de práxis, na perspectiva marxiana da educação dos educadores.
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