A plataforma eduCAPES e sua contribuição para a formação integral: conhecimento e uso das tecnologias digitais por parte dos professores do Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10314

Palavras-chave:

Plataforma eduCAPES. Novas Tecnologias. Ensino Médio Integrado. Recursos Educacionais Abertos. Objetos de Aprendizagem.

Resumo

Objetiva identificar o uso da plataforma eduCAPES por parte dos professores do Ensino Médio Integrado enquanto recurso a serviço de um processo de ensino-aprendizagem comprometido com a formação integral dos estudantes. Com auxílio de questionários e entrevistas, levantou dados com professores do Instituto Federal Baiano. Os resultados evidenciaram um baixo nível de conhecimento dos professores em relação à plataforma, aos recursos educacionais abertos e aos objetos de aprendizagem, como também, revelou algumas dificuldades que os professores do Ensino Médio Integrado enfrentam no uso destas tecnologias. Conclui que o uso de tecnologias é condição para a prática docente em um mundo altamente tecnologizado e que a Plataforma eduCAPES pode representar uma importante contribuição para o incremento do trabalho do professor na perspectiva de uma formação integral.

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Biografia do Autor

Cyntia Layane Gusmão Souza Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)

Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano , Brasil. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (2020).

Claudio Nei Nascimento da Silva, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Pedagogo, Mestre em Educação e Doutor em Ciência da Informação. Docente do Instituto Federal de Brasília no curso de Licenciatura em Química e no Mestrado em Educação Profissional.

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Publicado

16/06/2021

Como Citar

SAMPAIO, Cyntia Layane Gusmão Souza; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. A plataforma eduCAPES e sua contribuição para a formação integral: conhecimento e uso das tecnologias digitais por parte dos professores do Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10314, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10314. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10314. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS