PRONATEC

Uma Identidade Esfacelada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2022.13899

Resumo

O artigo retoma um debate que acreditamos ter ficado inconcluso na academia em que muito foi dito sobre suas finalidades e importância, mas sem o aprofundamento Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Por isso, é necessário retomar este debate à luz dos estudos da avaliação de políticas públicas e do papel do Estado como indutor do desenvolvimento social. Como ponto de partida, compreendemos que o Pronatec não foi somente um programa de qualificação profissional, ao contrário, ao se articular com outros programas de educação, ocupou um papel estratégico para a educação profissional no Brasil, inclusive para institucionalizar o sentido da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

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Biografia do Autor

Denilza Silva Frade, Universidade de Coimbra

Pedagoga de formação e doutoranda em Sociologia

Sra. Maria Helena, Universidade de campinas

1 - Denilza da Silva Frade - Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará ( UFPA), doutoranda em Sociologia pela Universidade de Coimbra, Mestra em Ciências Sociais pela faculdade Latina-americana de Ciências Sociais ( Flacso). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo ( IFSP).

2- Maria Helena dos Santo - Doutora em Educação pela Universidade de Campinas.

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Publicado

26/12/2022

Como Citar

FRADE, Denilza Silva; SANTOS, Maria Helena. PRONATEC: Uma Identidade Esfacelada. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e13899, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.13899. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13899. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS