A plataforma eduCAPES e sua contribuição para a formação integral: conhecimento e uso das tecnologias digitais por parte dos professores do Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10314

Palavras-chave:

Plataforma eduCAPES. Novas Tecnologias. Ensino Médio Integrado. Recursos Educacionais Abertos. Objetos de Aprendizagem.

Resumo

Objetiva identificar o uso da plataforma eduCAPES por parte dos professores do Ensino Médio Integrado enquanto recurso a serviço de um processo de ensino-aprendizagem comprometido com a formação integral dos estudantes. Com auxílio de questionários e entrevistas, levantou dados com professores do Instituto Federal Baiano. Os resultados evidenciaram um baixo nível de conhecimento dos professores em relação à plataforma, aos recursos educacionais abertos e aos objetos de aprendizagem, como também, revelou algumas dificuldades que os professores do Ensino Médio Integrado enfrentam no uso destas tecnologias. Conclui que o uso de tecnologias é condição para a prática docente em um mundo altamente tecnologizado e que a Plataforma eduCAPES pode representar uma importante contribuição para o incremento do trabalho do professor na perspectiva de uma formação integral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cyntia Layane Gusmão Souza Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)

Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano , Brasil. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (2020).

Claudio Nei Nascimento da Silva, Instituto Federal de Brasília (IFB)

Pedagogo, Mestre em Educação e Doutor em Ciência da Informação. Docente do Instituto Federal de Brasília no curso de Licenciatura em Química e no Mestrado em Educação Profissional.

Referências

AUDINO, D. F.; NASCIMENTO, R. da S. Objetos de aprendizagem – diálogo entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Revista Contemporânea de Educação. Santa Catarina, v.5, n.10, p.128-148, jul/dez 2010. Disponível em: file:///E:/Mestrado%20PROFEPT/TCC/Objeto%20de%20Aprendizagem/objetosdeaprendizagem.pdf. Acesso em: 20 nov. 2018.

ARAÚJO, A. C.; SILVA, C. N. N. (Orgs.). Ensino Médio Integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução nº 01 de 11 de março de 2016. Ministério da Educação, Brasília ,DF. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2016-pdf/35541-res-cne-ces-001-14032016-pdf/file. Acesso em 15 out. 2018.

BRASIL, CAPES. Documento de área 2013. Disponível em http://www.capes.gov.br/legislacao/53-conteudo-estatico/servicos/2340-portarias Acesso em: 21 nov. 2018.

BRASIL. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15548-d-c-n-educacao-basica-nova-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 out. 2019.

BRASIL. Portaria Normativa/MEC n° 17, de 28 de dezembro de 2009. Dispõe sobre o mestrado profissional no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 dez. 2009. p. 20. Disponível em: http://www.uezo.rj.gov.br/pos-graduacao/docs/Portaria-MEC-N17-28-de-mbro-de-2009.pdf. Acesso em 20 de nov.2018.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999.

CEVALLOS, I. O Mestrado Profissional em Ensino de Matemática e o desenvolvimento profissional de professores: um desafio institucional. 2011. 242 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, São Paulo, 2011.

FERREIRA, G. M. dos S.; CARVALHO, J. de S. Recursos educacionais abertos como tecnologias educacionais: considerações críticas. Debates e Polemicas. Campinas, v. 39, n. 144, p. 738-755, set, 2018. Disponível em: file:///E:/Mestrado%20PROFEPT/TCC/REA%202018.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.

FREIRE, G. G.; GUERRINI, D.; DUTRA, A. O mestrado profissional em ensino e os produtos educacionais: a pesquisa na formação docente. Paraná: UTFPR, 2016. Disponível em: file: ///E:/Mestrado%20PROFEPT/TCC/Pesquisa%20sobre%20Produto/2658-Texto%20do%20artigo-15848-2-10-20161229.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.

HYLÉN, J. Open Educational Resources: opportunities and challenges. OECD’s Centre for Educational Research and Innovation. Retrieved March, 20, 2012, from http://www.oecd.org/dataoecd/5/47/37351085.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LUPEPSO, M.; MEYER, P.; VOSGERAU, D. S. A. R. Recursos educacionais abertos: potencialidades e desafios no ensino superior. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 14, n. 03, p. 1151-78, 2016.

MORAES, M. C. A formação do educador a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Diálogo Educ., Curitiba, v. 7, n. 22, p.13-38, set./dez. 2007.

MOREIRA, M. A.; NARDI, R. O mestrado profissional na área de ensino de Ciências e Matemática: Alguns esclarecimentos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 2, n. 3, p. 1-9, 2009.

OSTERMANN, F.; REZENDE, F. Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de Ciências e Matemática: uma reflexão sobre os mestrados profissionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 26, n. 1, p.66-80, abr. 2009.

SANTOS, R. A tessitura do conhecimento via mídias digitais e redes sociais: itinerâncias de uma Pesquisa-formação multirreferencial. 2011. 232f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

SANTOS E. O currículo e o digital: educação presencial e a distÂncia. Unpublished master dissertation, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002.

SANTOS, E.; WEBER, A.; SANTOS,R. & ROSSINI, T. Docência na cibercultura: possibilidades de usos de REA. In: Okada, A. (Ed.) Open Educational Resources and Social Networks: CoLearning and Professional Development. London: Scholio Educational Research & Publishing, 2012. p. 1 a p. 10.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

VAILANT, C. C. R.; SOUZA, M. J. F. S. Características dos produtos educacionais desenvolvidos nos mestrados profissionais da região centro-oeste do Brasil. XIII Semana de licenciatura, 2016, Goiás. Anais XIII Semana de licenciatura, Instituto Federal de Goiás, Goiás, 2016.

VASCONCELOS, I. L. B.; ARÊAS, A. B. M.; RIBEIRO, J. R. P.; OLIVEIRA, S. Castro de L.; LOPES, A. M. de A. Repositórios educacionais: uma análise da usabilidade do eduCAPES. SEER/Propesq, UFRGS, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/Cintia/Downloads/Referencia%20Vasconcelos%20Areas%20Ribeiro%20Olioveira%20almeida%20%202018.pdf. Acesso em: 15 nov.2018.

Downloads

Publicado

16/06/2021

Como Citar

SAMPAIO, Cyntia Layane Gusmão Souza; SILVA, Claudio Nei Nascimento da. A plataforma eduCAPES e sua contribuição para a formação integral: conhecimento e uso das tecnologias digitais por parte dos professores do Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10314, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10314. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10314. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.