A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UM ESTUDO ATRAVÉS DA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.9882

Palavras-chave:

Rede federal. Genealogia do poder. Disciplina. Governamentalidade. Ensino médio integrado..

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar a dinâmica de funcionamento da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia através de algumas das categorias centrais do pensamento do filósofo francês Michel Foucault, sobretudo no que tange ao seu interesse pelas instituições de controle e a relação poder-saber construída a partir do período moderno (séculos XVII-XIX), com destaque nas obras associadas à abordagem da genealogia do poder. Pretendemos, com este estudo, utilizar do repertório foucaultiano para esclarecer, do ponto de vista epistêmico, o sentido educativo dos Institutos Federais como instituições sociais inseridas no bojo da sociedade moderna burocrática pautada em dispositivos disciplinares, ao mesmo tempo em que se consolida a ideia de uma aparente liberdade individual condizente com uma sociedade de segurança contemporânea com controles pulverizados e difundidos ao nível da biopolítica

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Biografia do Autor

Lucas Labigalini Fuini, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus de São João da Boa Vista

É Professor efetivo do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)-São João da Boa Vista, onde realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Atualmente exerce a função de Coordenador do Curso de Pós-graduação "Especialização em Humanidades" do IFSP-SBV. É docente credenciado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFSULDEMINAS, campus de Poços de Caldas. Doutor e Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (Área de Concentração em Organização do Espaço) da Unesp-Rio Claro, com Especialização em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano. Realizou Pós-doutorado junto à FCT/Unesp de Presidente Prudente (GAsPERR). Graduado em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela Unesp-Rio Claro e Pedagogia (Licenciatura plena) pela Faculdade UNAR/Araras. Foi Professor Assistente Doutor do Curso de Geografia da Unesp, Campus de Ourinhos, entre 2011 e 2015. Atuou por 6 anos no Magistério público estadual, além de ter lecionado em universidades e escolas privadas. Tem experiência e atua na área de Geografia humana, Educação e Planejamento Territorial. Coordena e participa de projetos regulares de pesquisa da FAPESP. É parecerista de revistas científicas indexadas nacionais e internacionais e é membro do conselho editorial e científico das revistas Geografares, GeoUEL e Caderno Prudentino de Geografia. É membro do Conselho Editorial da Editora do IFSP. É autor dos livros "Governança territorial: Conceito, fatos e modalidades" (em co-autoria, Edições Sebrae,2011), e " Território e Competitividade: relações, teorias e aplicações" (Editora Paco, 2015) , além de artigos em revistas Qualis A e Qualis B e capítulos de livros. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

11/03/2021

Como Citar

FUINI, Lucas Labigalini. A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL: UM ESTUDO ATRAVÉS DA PERSPECTIVA FOUCAULTIANA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e9882, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.9882. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/9882. Acesso em: 25 abr. 2024.

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