MODELAGEM E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POSSÍVEIS RELAÇÕES EM UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA SOLUÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2013.3453

Palavras-chave:

Modelagem, Práticas Integradoras, Ensino de Química

Resumo

O presente artigo procura apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa, que analisa o desenvolvimento de atividades integradoras fundamentadas em modelagem como estratégia didática para o ensino médio integrado ao técnico em informática. Objetiva-se, por meio das ações da pesquisa, realizar atividades que contribuam para a formação geral e específica dos discentes bem como para o enriquecimento pedagógico dos docentes que por ventura venham a se utilizar dessas atividades. O trabalho analisou os modelos produzidos ao longo das atividades de modelagem, trazendo resultados que podem subsidiar discussões a fim de fortalecer as concepções pedagógicas que permeiam o ensino médio integrado à educação profissional.

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Biografia do Autor

Lucas Pereira Gandra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Técnico em Análise e Produção de Açúcar em Álcool com ênfase em Química pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) , aluno de Iniciação Científica PIBIC-CNPq por 3 anos e atualmente aluno de Iniciação à Docência PIBID-CAPES. Professor de Física e Química da Fundação Educacional de Coxim (FEC). Professor de Matemática da Escola Estadual Viriato Bandeira (E.E.V.B). Membro do Grupo de Pesquisa TAQUARI: Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias e Desenvolvimento Regional, do IFMS. Atua principalmente nos seguintes temas: Modelagem para o Ensino de Química e Ensino de Química na Educação Profissional. 

Alexandre Geraldo Viana Faria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Mestre em Ensino de Ciências (PPEC) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul na área de concentração em Ensino de Química. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, onde ajudou a implantar o curso de Licenciatura em Química e que atualmente coordena. Foi Professor de química da Instituição de Ensino Latino Americano, onde coordenou por 15 anos o ensino médio da instituição. Colaborou na implantação da escola Cefron Centro Educacional da Fronteira na cidade de Bela Vista/MS onde foi Coordenador Geral por 6 anos. É ator e diretor de teatro e possui amplo trabalho artístico presidindo a Federação Sul Mato-grossense de Teatro FESMAT no período 2005/ 2007. Possui experiência na execução de feiras de ciências, feiras culturais, congressos científicos, festivais de teatro e outros. Atualmente é Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID no IFMS.

Gilson Saturnino dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007), Especialização em Desenvolvimento de Sistemas Utilizando a Tecnologia Java, pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2010) e Mestrado em Computação Aplicada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2015). Desde 2011 é Professor da área de de Desenvolvimento de Software do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, campus Coxim-MS.

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Publicado

04/04/2016

Como Citar

GANDRA, Lucas Pereira; FARIA, Alexandre Geraldo Viana; DOS SANTOS, Gilson Saturnino. MODELAGEM E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POSSÍVEIS RELAÇÕES EM UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA SOLUÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 6, p. 47–60, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2013.3453. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3453. Acesso em: 24 abr. 2024.

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