UM EXCURSO SOBRE AS CATEGORIAS EDUCAÇÃO E TRABALHO NO PENSAMENTO DE ISTVÁN MÉSZÁROS: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9827Palavras-chave:
Educação. Trabalho. Educação Profissional.Resumo
A Educação Profissional situa-se na convergência entre os eixos educação e trabalho. Tal convergência não prescinde de aportes teóricos robustos e posicionados politicamente. Neste sentido, o presente trabalho, de natureza bibliográfica propõe uma reflexão sobre a incidência de fenômenos econômicos e produtivos na educação, considerando o pensamento de István Mészáros, com ênfase no exposto em seu Educação para Além do Capital. O estudo das categorias educação e trabalho nesta obra revela ser impossível uma ação verdadeiramente democrática em uma sociedade que domina hierarquicamente o trabalho e tem regras sobre os sistemas educativos que são impostas por personificações do capital. Apenas uma educação com compromisso revolucionário pode romper com a ordem social vigente e superar a reprodução social e econômica, o que se dará com a reestruturação social, reformulação do ensino, das práticas educativas – que estão imbricadas à dimensão ontológica do trabalho e, por fim, da “própria maneira de ser” dos humanos.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no séc. XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1980.
FLEURY, A.; VARGAS, N. Organização do Trabalho. São Paulo: Atlas, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 2001.
GRAMSCI, A. A formação dos intelectuais. Rio de Janeiro: Achiamé, 2013.
LUKÁCS. G. The Ontology of Social Being: Labour. Londres: Merlin Press, 1980.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, K. O Capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MÉSZÁROS, I. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2011.
MORGAN, G. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 1995.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-165, abr. 2007. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2020. VÁZQUEZ, A.S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.