PRONATEC FIC: UMA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E DA EFETIVIDADE DOS CURSOS OFERECIDOS PELO PROGRAMA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2019.7860

Palavras-chave:

Pronatec FIC, Avaliação, Eficiência. Eficácia, Efetividade.

Resumo

O presente texto visa fazer uma avaliação ex post ou avaliação de resultados da politica pública  do Pronatec, dando foco aos cursos FIC. Para tanto, cotejá-la com as fases do ciclo das políticas públicas: a agenda, a implementação e a avaliação, com foco nesta última, tendo como pano de fundo, os critérios da eficiência, da eficácia e da efetividade. A hipótese levantada é de que tais critérios não foram alcançados por essa Política pública no que diz respeito às satisfações das necessidades dos trabalhadores (as) e da sociedade. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e documental. A metodologia utilizada foi revisão bibliográfica em alguns autores e também em legislações e sites pertinentes ao tema com o uso de fontes primárias e secundárias. O resultado alcançado foi à confirmação da hipótese levantada com relação aos benefícios não contemplados pelo Programa.

 

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Biografia do Autor

Janilson Gomes da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Licenciado em Ciencias Sociais e bacharel em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Mestrando acadêmico em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Maria Aparecida Ferreira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,  Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014).  professora da Pós-Graduação e do mestrado acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

 

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Publicado

2019-03-03

Como Citar

DA FONSECA, J. G.; FERREIRA DOS SANTOS, M. A. PRONATEC FIC: UMA AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E DA EFETIVIDADE DOS CURSOS OFERECIDOS PELO PROGRAMA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 16, p. e7860, 2019. DOI: 10.15628/rbept.2019.7860. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/7860. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS