FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CEPA- MUNICÍPIO DE AQUIDAUANA-MS
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2019.6970Palavras-chave:
Formação de professores, Educação profissional, Ensino médio técnico profissionalizante.Resumo
Este estudo teve por objetivo identificar de que forma se estrutura a formação de professores que atuaram/atuam na docência na educação profissional, no Centro de Educação Profissional de Aquidauana Geraldo Afonso Garcia Ferreira – CEPA. Como procedimento metodológico, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e documental; como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário com base na TALIS/OCDE (BRASIL, 2012). Verificou-se que um considerável número de professores que atuam na educação profissional são graduados em outras áreas e não licenciados para a docência. O estudo mostrou que são professores em caráter temporário, tendo em vista não terem sido contratados por meio de concurso público, pelo menos até o momento que antecedeu este processo de investigação. Esses fatores somados à reflexão sobre a prática docente, entre outros, constituem proposições para uma intervenção no sentido de instrumentalizar uma formação continuada. A problemática da formação dos professores antecede à ideia de “ser professor” e perpassa a motivação intrínseca de ser profissional do ensino; está muito ligada à escolha profissional, que começa na adolescência, o que nem sempre acontece de modo consciente. Dessa forma, as experiências adquiridas pelos docentes ao longo de sua trajetória profissional corroboram para a consolidação de uma prática pedagógica mais consistente, reflexiva, capaz de mudar as inter-relações dos elementos teóricos e práticos.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, Diário Oficial da União, 1996.
_____. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Brasília, Diário Oficial da União, 2008.
_____. Instituto Nacional de Educação e Pesquisa. Pesquisa Internacional da OCDE sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS). Questionário do Professor. Versão Pesquisa (MS-12-01]. Brasília: INEP, 2012.
____. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, 2013.
_____. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, 2014.
CARVALHO, A. M. P. Globalização em questão: Subsídios para análise do mundo que vivemos. In: RIGOTTO, Raquel Maria. (Org.). As tramas da (In) Sustentabilidade: Trabalho, meio ambiente e saúde no Ceará. Fortaleza: INEP, 2001.
_____. Inserção do Brasil na Nova Ordem do Capital: a Experiência do Ajuste em Questão. In: BRAGA, Elza Maria Franco. (Org). América Latina-Transformações Econômicas e Políticas.
Fortaleza: UFC, 2003.
DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto, 1997.
FREIRE, P. Conscientização. Teoria e prática da libertação. 3. ed. São Paulo: Centauro, 1980.
________. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1986.
________. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, jun. 2008. Brasília: MEC, SETEC, 2008. p.1-22.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
_____. O desafio do conhecimento. 10. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, jun. 2008. p. 25-38.
NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1991.
_____. Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da Aprendizagem ao longo da vida. Lisboa: Comunicação pessoal, 2006.
PIMENTA, S. D. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Nuances. Vol. III- Setembro de 1997.
PORTO, Yeda da Silva. Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. In: MARIN, Alda Junqueira (org.). Educação continuada: reflexões alternativas. Campinas: Papirus, 2000.
SANTOS, Lucíola Licínio de Castro Paixão. Dimensões pedagógicas e políticas da formação contínua. IN: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1998.
SECO, G. A satisfação dos professores: algumas implicações práticas para os modelos de desenvolvimento profissional docente. Revista da Escola Superior de Educação de Leiria 8 pag.73-92. 2005.
SCHÖN, D.A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.
ZILIANI, R. L. M. Centro de Educação Rural de Aquidauana/MS: artes em profissionalizar (1974 – 2001). Tese (doutorado). 2009. 320 p. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS: UFMS, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.