A Educação Profissional e Tecnológica como ferramenta de inclusão social de mulheres vulneráveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.12437

Palavras-chave:

Mulheres Vulneráveis, Mulheres Sim, Políticas Públicas, Educação.

Resumo

Este estudo apresenta um programa exitoso na área de educação EPT abordando a perspectiva de gênero. O Mulheres Sim, do Instituto Federal de Santa Catarina busca a inclusão de mulheres em vulnerabilidade social. Neste trabalho, são analisados os resultados das ofertas de cursos do campus São Miguel do Oeste em 2017 e 2018, voltadas às mulheres agricultoras e usuárias do CRASS, e imigrantes haitianas. Observando e analisando as motivações, vulnerabilidades e perspectivas de mudanças na vida dessas mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Regina Vettorazzi Schmitt, IFSC URI

Doutoranda em Educação do PPGEDU URI. Mestre pelo Programa de Pós-graduação Federal em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Graduação em Serviço Social pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC - 2009). Assistente social no Instituto Federal de Santa Catarina campus de São Miguel do Oeste (IFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, Experiências Docentes e Interdisciplinaridade (GPEEDI) CNPQ área de Ciências humanas e Educação

Referências

ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; PINHEIRO, L. C.; et.al. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para poloticas públicas. Brasilia: UNESCO, 2002.

AYRES, J.R; et al. Vulnerabilidade s prevenção em tempo de AIDS In: PARKER, R. et al. Sexualidade pelo avesso: Direitos, Identidades e Poder. São Paulo: Editora 34, 1999.

BARROSO, Carmen. Millennium development goals, education and gender equality. Caderno de Pesquisas, São Paulo, v. 34, n. 123, Sect. Dec.2004

BRASIL. Programa Mulheres Mil. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-mulheres-mil . Acesso em 03 jun. 2019.

CASTRO, M. G., ABRAMOVAY, M., Rua, M. G.; ANDRADE, E. R. Cultivando vida, desarmando violências: experiencias em educaçao, cultura, lazer, esporte e cidadania com jovens em situaçao de pobreza. Brasilia: UNESCO, Brasil Telecom, Fundaçao Kellogs, BID, 2001.

CEDCA. Diagnóstico da Realidade Social da Criança e do Adolescente do Estado de Santa Catarina Volume 03: Direito à Liberdade ao Respeito e à Dignidade 1ª Edição, Florianópolis, SC – Núcleo Criativo Painel – 2018.

CARVALHO, Terezinha Brumatti.O Trabalho Informal E Precarizado Das Mulheres Em Terra Roxa/Pr. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/pdf/jtrab/n1/54.pdf. Acesso em: 16 de junho 2019.

Diário Catarinense. Sozinhas – histórias de mulheres que sofrem violência no campo. http://dc.clicrbs.com.br/sc/nos/noticia/2017/07/sozinhas-historias-de-mulheres-que-sofrem-violencia-no-campo-apresenta-relatos-de-solidao-agressoes-e-humilhacao-9829930.html. Acesso em 03 jun. 2019.

GIDDENS, A. Para além da esquerda e da direita. São Paulo: Universidade do estado de São Paulo. 1996.

FREIRE, Paulo, Pedagogia da Autonomia, saberes necessário à prática educativa,Paz e Terra. RJ 57 ed. 2018.

IFSC. Linha do Tempo, 2018. Disponível em: https://www.ifsc.edu.br/linha-do-tempo. Acesso em 03 jun. 2019.

______. Programa de Desenvolvimento Institucional - PDI 2015 – 2019. Florianópolis: IFSC, 2017. Disponível em: http://pdi.ifsc.edu.br/files/2017/04/Plano-de-Desenvolvimento-Institucional-PDI-2015-2019_REVISADO.compressed.pdf. Acesso em 02 mar. 2019.

______. O Programa Mulheres Sim. Disponível em: https://caco.ifsc.edu.br/menu-mulheres-sim-o-programa. Acesso em 09 maio 2019a.

______. Iniciativas sociais: o IFSC desenvolve ações pautadas em agendas emergenciais para o país. Disponível em: http://www.ifsc.edu.br/iniciativas-sociaisAcesso em 10 maio 2019b.

GOHN, M. G. Empoderamento e participação da comunidade em políticas sociais. Saúde e Sociedade v.13, n.2, p.20-31, 2004.

LISBOA, A. de M. Os desafios da economia popular solidária. Florianópolis: 2001. Disponível em Acesso em: 18 dez. 2001.

MICHELS, Juliana Pereira. O caso do Programa Mulheres Sim do IFSC. 2018. 125 p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-graduação em Administração, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Florianópolis, 2018. Disponível em: https://www.riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/5707/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Juliana%20Michels%20-%2031-10.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em 10 maio 2019.

PRIORE, Mary Del Org., LOURO, Guacira Lopes. A história das mulheres no Brasil, mulheres na sala de aula. ed. Contexto SP p. 443 – 480.

TJ SC. Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID Disponível em: https://www.tjsc.jus.br/coordenadoria-da-mulher-em-situacao-de-violencia-domestica-e-familiar-cevid, Acesso em 16 de junho 2019.

YAZBEK, M. C. Pobreza e exclusão: expressões da questão social no Brasil. Ver. Temporalis 3. Brasília: AABEPSS, 2001.

SILVA, C.A. R. da. A experiência cooperativista (coopermel) no projeto Serra do Mel. 1993. 47 f. Monografia – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

SINGER, P.; SOUZA, A.R. A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000. 360p.

ZORZI, Analisia. Uma análise crítica da noção de empoderamento com base no acesso das agricultoras ao Pronaf mulher em Ijuí-Rs. 2008.137 p. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Porto Alegre, 2008.

Downloads

Publicado

21/12/2021

Como Citar

SCHMITT, Adriana Regina Vettorazzi. A Educação Profissional e Tecnológica como ferramenta de inclusão social de mulheres vulneráveis. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 21, p. e12437, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.12437. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12437. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - Mundo do trabalho, Educação Profissional e Identidade de Gênero

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.