TICS NA EDUCAÇÃO: O USO DE SOFTWARE LIVRE NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2018.6875Palavras-chave:
Acessibilidade, Inclusão Social, Software livre, Tecnologia Assistiva.Resumo
Este artigo descreve uma pesquisa-ação emdesenvolvimento através de um projeto de extensão
denominado “TICs na educação: o uso de software livre
na promoção da acessibilidade”, cuja finalidade é
promover a oferta de uma educação verdadeiramente
inclusiva no tocante ao uso de tecnologias assistivas
como recursos para a inclusão social e participação de
alunos com deficiência, mobilidade reduzida ou
incapacidade no cotidiano escolar, através da atuação
de docentes capacitados no uso de tais tecnologias.
Uma das ações do projeto é a oferta de um curso de
capacitação em tecnologias assistivas utilizando
software livre, a fim de capacitar docentes em sua
atuação com alunos deficientes, aprimorando sua
prática e possibilitando a inserção do aluno no processo
de ensino-aprendizagem. Esta demanda surgiu a partir
de visitas a escolas públicas municipais e estaduais da
cidade de Currais Novos - Rio Grande do Norte, em que
observou-se uma quantidade insuficiente de docentes
capacitados para manusear adequadamente os recursos
tecnológicos disponíveis, além da existência de
laboratórios ociosos e/ou máquinas contendo softwares
piratas. Assim, como resultados do projeto, espera-se
disseminar e incentivar a formação docente para
atuação junto aos alunos deficientes; contribuir para
esta formação, auxiliando, ainda que indiretamente, a
participação, inclusão e aprendizagem de alunos
deficientes; estimular o uso do hardware existente nos
laboratórios e Salas de Recursos Multifuncionais e
combater a pirataria em laboratórios de informática e
Salas de Recursos Multifuncionais através do uso de
software livre.
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