A IDENTIDADE DO PROFESSOR LICENCIADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A PAIXÃO E O ACASO

Autores

  • Wigna Eriony Aparecida de Morais Lustosa IFRN
  • Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva Aliança

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5867

Palavras-chave:

identidade docente, Educação Profissional, narrativa de si.

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa desenvolvida na disciplina Formação de Professor para a Educação Profissional, intitulada “Licenciados, bacharéis e a formação docente para atuar na EPT: um estudo com docentes do curso de informática no IFRN”. Nosso objetivo é compreender como se constitui a identidade docente de professores licenciados da educação profissional e tecnológica do ensino médio integrado à educação profissional do IFRN. As categorias de análise foram pensadas a partir das orientações de Bogdan e Biklen (1994). Para os autores, importa que as categorias emerjam da leitura do material coletado. Elegemos as três categorias mais recorrentes como aquelas que seriam abordadas neste estudo. Foram elas: percepção sobre a formação para a docência (27 ocorrências); relação prévia com a docência (16 ocorrências) e momentos-charneira (23 ocorrências). As três categorias trabalhadas aqui nos ajudam a compreender aspectos da identidade dos docentes entrevistados, cada uma deixando entrever os desenhos das tramas narradas. A primeira nos dá pistas sobre como cada professor relaciona sua própria formação e sua atuação profissional; a segunda nos indica os caminhos traçados antes da opção pela docência; a terceira nos permite confrontar esses caminhos anteriores e os hoje percorridos.

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Publicado

15/06/2017

Como Citar

DE MORAIS LUSTOSA, Wigna Eriony Aparecida; ALIANÇA, Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva. A IDENTIDADE DO PROFESSOR LICENCIADO NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ENTRE A PAIXÃO E O ACASO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 179–199, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5867. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5867. Acesso em: 27 dez. 2024.

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ARTIGOS

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