FORMAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA: UMA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CURSO DE INFORMÁTICA DO IFRN
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5718Palavras-chave:
Formação docente, Formação integral e integrada, Educação profissional e Tecnológica, Currículo integrado.Resumo
Esse estudo faz parte de uma pesquisa realizada com docentes do curso de informática de três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). O universo pesquisado compreendeu vinte e sete docentes, pertencentes aos núcleos estruturante, articulador e tecnológico, sendo nove professores por cada núcleo. Tem como objetivo identificar quais as percepções que esses docentes têm a respeito da formação integral e da formação integrada no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Partimos inicialmente para os estudos bibliográfico e documental que consubstanciaram o aporte teórico, à luz de autores do campo da formação de professores, formação integral e formação integrada, bem como do currículo integrado, a exemplo de Machado (2010, 2011), Ciavatta (2005), Moura (2013), Ramos (2005, 2010), Imbernón (2011). Posteriormente nos reportamos para o campo empírico tendo como ponto norteador a análise da categoria ´percepção sobre EPT, a qual nos deu uma visão ampla da percepção dos professores sobre a formação integral e integrada e a concepção de currículo no âmbito do IFRN. Como parte conclusiva, o estudo apontou, a partir das vozes dos sujeitos entrevistados, que a grande maioria desses professores ainda não se apropriaram epistemologicamente das concepções analisadas, observamos também que tais concepções ainda não foram suficientemente compreendidas e efetivadas em suas práxis, apesar de que eles demonstraram uma intencionalidade em aceitar e adotar essas concepções em seu fazer pedagógico diário.
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Referências
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