INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO E O DIREITO A UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS JOVENS ESTUDANTES INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3483

Palavras-chave:

Institutos Federais, democratização, perfil de ingressantes.

Resumo

O presente trabalho configura-se a partir dos preceitos adotados na criação e expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no que diz respeito à democratização do acesso à educação pública de qualidade. Intentou-se observar os limites práticos desta democratização a partir de análise de dados dos processos seletivos para os cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição no câmpus São Paulo. Para tanto, foram consideradas as políticas públicas acionadas nos atuais processos de seleção, buscando-se traçar um perfil dos jovens ingressantes nos cursos técnicos integrados com vistas a uma análise dos critérios sociais, econômicos e culturais que impactam no acesso ou não a esta rede de ensino e em que medida o fazem. Nossa indagação se pauta na caracterização deste perfil diante das demandas de atendimento preconizadas pelas políticas de criação dos Institutos Federais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANDERA, Nicolau Dela. “Esforçados” e “talentosos”: A produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. São Paulo, 2011. Dissertação de Mestrado em Sociologia- Universidade de São Paulo, 2011.

BRASIL. Lei n. 12.711 de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 30 ago. 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia um novo modelo em educação profissional e tecnológica- concepção e diretrizes. Brasília, 2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/livreto_institutos.pdf. Acesso em 06 de junho de 2015.

_____. Lei n. 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 30 dez. 2008.

COSTA, Marcio et al. Oportunidades e escolhas – Famílias e escolas em um sistema desigual. In: Família & Escola – Novas perspectivas de análise, NOGUEIRA, Maria Alice. ROMANELLI, Geraldo. ZAGO, Nadir. (Orgs). Editora Vozes, 2013. pp. 131 – 196.

CUNHA JR, Henrique. Textos para o movimento negro. São Paulo: Edicon, 1992.

DAROS, Michelli Aparecida. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP, A Evasão escolar e a atuação do serviço social: uma experiência em construção (2008-2013). Dissertação de mestrado, estudos de pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013.

PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais – Uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011.

SANTOS, Danielle de Sousa. Uma análise do aspecto educacional do Programa Bolsa Família na União da Vila Nova/Vila Nair, bairro do município de São Paulo. Dissertação de mestrado, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.

SOARES, Marcelo; FERNANDO, Rubens. Sudeste concentra 77 das 100 melhores escolas no Enem 2013. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 dez. 2014. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/12/1565990-sudeste-concentra-77-das-100-melhores-escolas-no-enem-2013.shtml Acesso em 11 de mai. 2015

Downloads

Publicado

03/03/2016

Como Citar

SANTOS, Danielle Sousa; SANTOS, Marcela Kleiciane Nascimento. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO E O DIREITO A UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE: UM ESTUDO SOBRE O PERFIL DOS JOVENS ESTUDANTES INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 115–124, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3483. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3483. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.