A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES TÉCNICOS DE SAÚDE COMO OBJETO DE ESTUDO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU, NO BRASIL (2002-2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.5311

Palavras-chave:

Escola Técnica do SUS, Formação Técnica em Saúde, Procedimentos Metodológicos, Produção do Conhecimento

Resumo

A história da Educação Profissional em Saúde, no Brasil, tem como grande marco a década de 1980, inserida nas lutas sociais com a finalidade de conquistar um maior reconhecimento para os trabalhadores de nível técnico, considerando que estes atuavam nos serviços de saúde com precária qualificação e sem reconhecimento profissional. A criação das Escolas Técnicas de Saúde pode ser considerada como uma das principais conquistas, destacando-se o seu papel social e político. Entretanto, as formações desses trabalhadores ainda encontram-se em um cenário associado à forte flexibilização e precarização das relações de trabalho que tendem a afetar as formações da subjetividade e o reconhecimento social desses profissionais. Este artigo apresenta como objetivo fazer um levantamento da produção do conhecimento sobre a Formação Técnica em Saúde nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu, no Brasil, no período de 2002 a 2016, tendo como objetivo específico apresentar os procedimentos metodológicos adotados pelos autores nessas produções. A pesquisa foi desenvolvida no mês de agosto de 2016 no repositório do Portal da Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apresentaram nove dissertações de mestrado: três de caráter exploratório, quatro estudos de caso, uma pesquisa documental, uma pesquisa avaliativa e uma tese que utilizou a análise documental como procedimento metodológico.

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Biografia do Autor

Thais Paulo Costa, Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Graduada em Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde e Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde pela UFRN. Atualmente é mestranda em Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e professora substituta da Escola de Saúde da UFRN.

 

Lenina Lopes Soares Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Santa Cruz

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil; é Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Potiguar; fez Curso de Aperfeiçoamento em Pesquisa em Educação pelo Espaço Oficina de Ciência e Arte; Mestrado e Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Consultoria em Organização de Instituições Educativas e Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino-aprendizagem, organização escolar, mediação pedagógica, políticas educacionais, memória e história da educação.

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Publicado

14/04/2017

Como Citar

COSTA, Thais Paulo; SILVA, Lenina Lopes Soares. A FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES TÉCNICOS DE SAÚDE COMO OBJETO DE ESTUDO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSU, NO BRASIL (2002-2016). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 102–116, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.5311. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5311. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS