FILOSOFIA E TRABALHO: UMA REFLEXÃO NO LIMIAR DA SOBREVIVÊNCIA E DA LIBERDADE NO CONTEXTO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.3555

Palavras-chave:

Filosofia, Trabalho, Iniciação Científica, Sobrevivência-Liberdade, Ensino Médio Integrado

Resumo

O objetivo deste artigo é de discutir os dilemas humanos decorrentes do mundo do trabalho, nas perspectivas da sobrevivência material, e também como condição de liberdade, no horizonte da Iniciação Científica dos alunos do Ensino Médio Integrado, disciplina Filosofia, último semestre, eixo estruturante; Filosofia, Trabalho e Iniciação Científica, cursos Informática, Mecânica, Mineração e Telecomunicações, no Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA) Campus Belém – semestre 2015/1, em curso. O programa da disciplina Filosofia segue o planejamento curricular regular, porém, no limiar da iniciação científica está em andamento uma pesquisa nas quatro turmas, sob o escopo de que a inserção do método de investigação científica na prática formativa de aprendizes se configura como uma estratégia pedagógico-metodológica de importância crucial, na direção da autonomia reflexiva, visando à formação política e produtiva dos mesmos, no contexto da convivência coletiva. Assim, os resultados preliminares no liminar da iniciação científica, via questionário aplicado aos alunos, apontam que estes reconhecem e valorizam a importância da pesquisa nas atividades escolares com ênfase na produção individual e coletivamente, como elemento constitutivo de autonomia diante do mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Corrêa Lima Coimbra, Instituto Federal do Pará

Mestra em Educação (UFC), licenciada em Pedagogia (UEPA). Pedagoga do Campus Belém e Coordenadora de Acompanhamento do egresso e do Mundo do Trabalho na Pró-reitoria de Extensão do IFPA.

Haroldo Vasconcelos Bentes, Instituto Federal do Pará

Doutor em Educação Brasileira (UFC). Professor de Filosofia no Campus Belém do Instituto Federal de Educação do Pará (IFPA). Bacharelando no curso de Direito na faculdade de belem (FABEL)

 

Referências

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir & GENTILI, Pablo. Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 9 a 37.

ANTUNES, Ricardo (2001). Reestruturação capitalista e mudanças no mundo do trabalho numa ordem neoliberal. In: DOURADO. Luiz & PARO, Vitor (Org). Políticas públicas e educação básica. São Paulo: Xamã, p. 13 a 27.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 5ª ed. – São Paulo: Moderna, 2013.

BENTES, Haroldo de Vasconcelos. Concepção e Prática do Ensino Medio Integrado: a percepção dos professores da ETF – Palmas – Tocantins. Mestrado – Universidade de Brasília – Faculdade de Educação, UnB, 2009, p. 138 f. Disponível em: <http://www.bdtd.bce.unb.br>. Acesso 08 maio, 2015.

________. Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém. Doutorado – Universidade Federal do Ceará – Faculdade de Educação, UFC, 2013, p. 266 f. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br>. Acesso 08 maio 2015.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 11 de julho 2015.

_________. DECRETO 5154/04 - Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. 3 ed. Rio de Janeiro: livros técnicos e científicos, 1987.P P. 49-60

CARVALHO, Olgamir F. Educação e formação profissional – trabalho e tempo livre. Brasília: Plano Editora, 2003.

DEMO, Pedro. Pobreza política: a pobreza mais intensa da pobreza brasileira. São Paulo: Autores associados, 2006.

HÖFLING, Eloísa de Mattos (2001). Estado e políticas (públicas) sociais. In: Políticas públicas e educação. Cadernos CEDES. Campinas: CEDES, n. 55, p. 30 a 41.

LUCKESI, Cipriano Carlos; PASSOS, Elizete Silva. Introdução à filosofia:: aprendendo a pensar. 4. ed.São Paulo: Cortez, 2002

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamento, resumos, resenhas. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

Normas ABNT em vigência Disponíveis para consulta na Biblioteca Central ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (14842). NBR 6028: informação e documentação – resumo - apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

OLIVEIRA, R. A (Des)qualificação da educação profissional brasileira. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2003. 96 p.

___________. Empregabilidade. In: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e Estação de Trabalho Observatório de Técnicos em Saúde. (Org.). Dicionário da educação profissional em saúde. 1. ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2006, v. , p. 141-146.

PRETTO, N. L. ; PINTO, Claudio da Costa . Tecnologias e Novas Educações. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 19-30, 2006.

PRIEB, Sérgio. A tese do fim da centralidade do trabalho: mitos e realidades. Artigo acadêmico. Economia e desenvolvimento, no. 12, novembro/2000.

RAMOS, Marise. CIAVATTA, Maria. FRIGOTTO, Gaudêncio. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

RICARDO, Elio C. COMPETÊNCIAS, INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZAÇÃO: Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, da Universidade de Santa Catarina (UFSC), 2005, p. 9/10.

SAVIANI, Dermeval. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. ________. Sobre a Concepção de Politecnia. R. J.: Fiocruz, 1989.

SPAGNOL, Antonio Sergio. Sociologia Jurídica. São Paulo: Saraiva, 2013.

Downloads

Publicado

15/06/2016

Como Citar

CORRÊA LIMA COIMBRA, Fernanda Cristina; BENTES, Haroldo Vasconcelos. FILOSOFIA E TRABALHO: UMA REFLEXÃO NO LIMIAR DA SOBREVIVÊNCIA E DA LIBERDADE NO CONTEXTO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 55–63, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2016.3555. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3555. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.