SEMINÁRIOS TEMÁTICOS NA DISCIPLINA MATEMÁTICA: AÇÕES QUE INTEGRAM SABERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3502

Palavras-chave:

Seminários Temáticos, Disciplina Matemática, Estudo de caso, Educação Matemática.

Resumo

A presente pesquisa, concluída, constituiu-se num estudo sobre o método de avaliação proposto na disciplina Matemática no Câmpus Natal – Zona Norte – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em duas turmas de 1º ano do ensino médio integrado – Eletrônica e Informática. Para tanto, o foco deste texto constitui-se no relato dos passos dessa proposta de avaliação e os desdobramentos observados durante o segundo semestre de 2014 nessas turmas. O intuito é mostrar como a modificação do método de avaliação pode propiciar o desenvolvimento cognitivo dos alunos nas aulas de Matemática. Neste contexto, fundamenta-se num estudo de caso que visa conhecer uma entidade bem definida como uma pessoa, uma instituição, um curso, uma disciplina, um sistema educativo, uma política ou qualquer outra unidade social, de modo que se vislumbra o “como” e os “porquês” dessa entidade (PONTE, 2003).  Além disso, o estudo apoia-se no movimento da Educação Matemática, com ênfase no uso da Modelagem Matemática como precursor dos temas geradores no ambiente escolar. Desse modo, apresentam-se como resultado significativo os seminários temáticos que integram saberes e corroboram com o desenvolvimento dos envolvidos durante o processo de assimilação de conteúdos propostos dessa disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Licenciado em Matemática e Mestre em Educação (com ênfase em Educação Matematica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente leciono no Instituto Federal Goiano, Câmpus Posse. Área de atuação: metodologias para o ensino da matemática, o uso da História da Matemática, História da Educação Matemática, Avaliação em Matemática, entre outros.

Referências

ABREU, M. G. S., Passos, C. L. B.. Investigar, escrever e colaborar: que contribuições trazem a pratica docente? In: IX EBRAPEM, São Paulo, 2005.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.

BOAVIDA, A. M., Ponte, J.P. Investigação colaborativa: potencialidades e problemas. In: Refletir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM, 2002, p. 43-55. Disponível em:<http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/02-Boavida-Ponte(GTI).pdf>. Acesso em 14 fev. 2007.

CARVALHO, P. C. P. Fazer Matemática e usar Matemática. Salto para o futuro. Série Matemática não problema. Disponível em <http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2005/boletins2005.htm>

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 23ª ed. Campinas (SP): Papirus, 2012.

DEMO, P. Teoria e prática da avaliação qualitativa. Temas do 2º Congresso sobre Avaliação na Educação. Curitiba, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

PONTE, J. P. Estudos de caso em educação matemática. Bolema, 25, 1999, p.105-132.

PONTE, J. P. Investigar, ensinar e aprender. Actas do Profmat, Lisboa, 2003, p. 25-39. Disponível em:<http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/03-Ponte(Profmat).pdf. Acesso em 15 fev. 2007.

REBELLO, A. P.; RAMOS, M. G. O estudo de funções do primeiro grau por meio da análise da conta de energia elétrica no Ensino Fundamental. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador/BA, 2010.

TUDELLA, A. et al. Dinâmica de uma aula com investigações. In P. Abrantes, J. P. Ponte, H. Fonseca, & L. Brunheira (Eds.). Investigações matemáticas na aula e no currículo. Lisboa: Projecto MPT e APM, 1999, p. 87-96. Disponível em: < http://ia.fc.ul.pt/>. Acesso em 17 ago. 2014.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2010.

SILVA, J. A. F. da; apud Sanches, J. G. Dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica. Ed. Artmed: Porto Alegre, 2004.

SKOVSMOSE, D. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Campinas: Papirus, 2001.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

03/03/2016

Como Citar

GONÇALVES, Francisco Djnnathan da Silva. SEMINÁRIOS TEMÁTICOS NA DISCIPLINA MATEMÁTICA: AÇÕES QUE INTEGRAM SABERES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 86–96, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3502. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3502. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.