IDENTIDADE PROFISSIONAL E TRABALHO DOCENTE: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2014.3496

Palavras-chave:

Licenciatura, Formação de Professor, Identidade Profissional.

Resumo

O presente trabalho refere-se a uma pesquisa, em andamento, que tem como objetivo refletir sobre a identidade profissional dos professores que atuam nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Alagoas, a partir da sua formação enquanto professor e do trabalho docente desempenhado na instituição de ensino. A abordagem metodológica utilizada é a pesquisa narrativa. A pesquisa está fundamentada pelos estudos de Machado (2008), Lima e Silva (2012), Pimenta e Anastasiou (2002), entre outros. Os sujeitos investigados são os professores efetivos do IFAL – Campus Maceió que atuam nos cursos de licenciatura. Os resultados iniciais da pesquisa possibilitaram iniciar uma reflexão sobre formação continuada para melhoria da prática pedagógica dos professores que atuam nos cursos de licenciatura do IFAL, bem como  compreender como se dá o processo de formação da identidade profissional desses docentes, através dos seus relatos por meio de entrevistas.

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Publicado

03/03/2016

Como Citar

GOMES, Stephanie Silva Weigel; BRASILEIRO, Regina Maria de Oliveira; LIMA, Phabyanno Rodrigues. IDENTIDADE PROFISSIONAL E TRABALHO DOCENTE: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO IFAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 23–36, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2014.3496. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3496. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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