O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ALGUMAS ANÁLISES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.3487

Palavras-chave:

Educação Profissional, Pedagogo, Demandas profissionais.

Resumo

O texto trata da análise de como se dá o trabalho do pedagogo nos Institutos Federais de Ensino Ciencia e Tecnologia (IFs), Nesse sentido, partiu da seguinte questão de pesquisa: Como se apresenta o trabalho do pedagogo na educação profissional técnica e tecnológica dos Institutos Federais? Realizou-se por meio do levantamento de publicações de artigos sobre a atuação do pedagogo nos IFs em revistas dos próprios institutos entre o ano de criação dos institutos, 2008, até 2014 para uma análise do cenário de atuação desse profissional. Os resultados dessa análise apontaram que existe uma atuação do pedagogo técnico ligada aos processos de supervisão, gestão e administração escolar, exigindo do pedagogo a mobilização de amplos saberes que dão visão da totalidade educacional, envolvendo os conhecimentos didático-pedagógicos, administrativos e legais da educação.

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Biografia do Autor

Carolina Ribeiro de Souza Carrijo, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Formada em Pedagogia pela Universidade de Brasília, servidora pública na Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.

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Publicado

14/04/2017

Como Citar

CARRIJO, Carolina Ribeiro de Souza; CRUZ, Shirleide Pereira da Silva; DA SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro. O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ALGUMAS ANÁLISES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 2–12, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.3487. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3487. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS