Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica:

historicidade e desafios atuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18777

Palavras-chave:

EJA-EPT, PROEJA, Institutos Federais, Historicidade, Formação Humana Integral

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar uma recuperação histórica sobre a EJA-EPT para a compreensão do seu contexto de origem e desenvolvimento, buscando as determinações que formaram o fenômeno em análise e as concepções e discussões que o atravessam. Com base em uma pesquisa bibliográfica, são destacados marcos históricos relevantes para a EPT e a EJA ao longo do século XX e a integração dessas modalidades por meio do PROEJA, com foco na experiência dos Institutos Federais. Considerando os desafios que cercam a EJA-EPT no cenário atual, afirma-se a necessidade de defender uma política pública de formação humana integral, avançando na oferta da EJA-EPT como efetivação do direito à educação básica.

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Biografia do Autor

Ticiana Cougo Cardoso, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSUL

Doutoranda em Educação e Tecnologia no PPGEdu – IFSul. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFSUL). Especialista em Educação Brasileira e Supervisão Educacional. Graduação em História - Licenciatura Plena. Técnica em Assuntos Educacionais no IFSul – Câmpus Pelotas. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Marxistas em Educação (EME).

Viviane Aquino Zitzke, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutora em Educação e Tecnologia pelo PPGEdu – IFSul. Mestre em Educação Profissional pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL). Especialista em Gestão Empresarial (FURG).Bel. e Lic. em Economia Doméstica (UFPel). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFSul/Câmpus Visconde da Graça. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Marxistas em Educação (EME).

 

Antonio Carlos Porto Silveira Junior, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Técnico em Química pela Escola Técnica Federal de Pelotas - ETFPel/CEFET-RS - atual IFSul (2000). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Mestre em Arquitetura e Urbanismo, na área de arquitetura, patrimônio e sistemas urbanos, pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas - PROGRAU - FAUrb - UFPel (2012). Doutorando em Educação no PPGEdu IFsul - Pelotas-RS. Professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense IFSul Pelotas-RS, no curso superior de Bacharelado em Design e nos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado em Design Gráfico e Design de Interiores. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Marxistas em Educação (EME).

Luciane Albernaz de Araujo Freitas, Instituto Federal Sul-rio-grandense

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora Titular do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação do IFSul (PPGEDU). Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação (EME).

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Publicado

30.10.2025

Como Citar

CARDOSO, Ticiana Cougo; ZITZKE, Viviane Aquino; JUNIOR, Antonio Carlos Porto Silveira; FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo. Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica: : historicidade e desafios atuais. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e18777, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18777. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18777. Acesso em: 31 out. 2025.

Edição

Seção

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas

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