Interdisciplinaridade no ensino médio integrado: IFPA - Campus Abaetetuba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18184

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade;, Ensino Médio Integrado, IFPA- Campus Abaetetuba, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O presente estudo investigou a compreensão dos docentes no que se refere a interdisciplinaridade e suas implicações no Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto

Federal do Pará (IFPA)/ Campus Abaetetuba. A metodologia envolvei pesquisa documental e de campo. O instrumento organizado para a coleta das informações com os docentes foi o questionário on-line. A análise de dados foi qualitativa a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que a interdisciplinaridade é considerada necessária, embora enfrente diversas barreiras que impedem ou minimizam sua efetivação. A pesquisa apontou ainda que há dificuldades por parte dos docentes quanto à implementação da interdisciplinaridade, apesar de acreditarem que é possível trabalhá-la no EMI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fatima Igreja Ramos, Instituto Federal do Para

Possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade do Estado do Pará (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2004). Especialização em Educação Ambiental pela UNINTER. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem

Priscila Giselli Silva Magalhães, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

É Psicóloga e Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva (GPEI) do IFPa/Campus Belém. Tem experiência em Psicologia, com ênfase em Processos de Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do comportamento e estudo de relações matemáticas em crianças surdas, adaptações de recursos didáticos para alunos com deficiência visual e inclusão educacional. É profa. permanente do Mestrado Em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT)-IFPA.

Referências

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61–80, 2015. Dispo-nível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956. Acesso em: 6 mai. 2025.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Edu-cação Básica. Resolução CEB/CNE nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Dire-trizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 183, p. 22–23, 21 set. 2012. Dispo-nível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11274-rceb006-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 6 mai. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 6 jan. 2025.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Brasília-DF: Ministério da Educação, 2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em 3 jan. 2025.

CIAVATTA, Maria. A Formação Integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G. CIAVATTA, M. RAMOS, M. (Org.). En-sino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos? Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014. Dis-ponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em 10 jan. 2025.

DO REGO, Elaine Cunha Morais et al. Uma revisão bibliográfica sobre as impressões de professores a respeito da interdisciplinaridade no ensino de ciências. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, n. 11, p. 39–57, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/34715 . Acesso em: 29 dez. 2024.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Pau-lo: Paulus, 2003. 84p.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Práticas Interdisciplinares na Escola. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. FERREIRA, Nali Rosa Silva. Formação de

docentes interdisciplinares. Curitiba: CRV, 2013.

FERRETTI, C. J.; Ensino Médio integrado à Educação Profissional: contradições en-tre sua afirmação e negação. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tec-nológica, Natal: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, v. 1, n. 24, p. 1–12, e17177, jun. 2024. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/17177/4060 . Acesso em: 29 abr. 2025.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A política de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Soci-edade, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, 2005. Disponível em: https://tinyurl.com/25udjc3j. Acesso em 12 mar. 2025.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 57-82.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

FRIGOTTO, Gaudêncio; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: rela-ção com o ensino médio integrado e o projeto societário de desenvolvimento. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, p. 249-266, 2018.

GARCIA, Juliana Pereira; LIMA, Fernanda Bartoly Gonçalves de. A formação conti-nuada de professores que atuam no ensino médio integrado: uma discussão pela perspectiva da epistemologia da práxis. Revista Nova Paideia - Revista Interdiscipli-nar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 28–43, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i2.375. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/375. Acesso em: 6 mai. 2025.

GERHARD, Ana Cristina; ROCHA, João Filho Bernardes. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 17, n. 1, p. 125–145, 2012. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/210 . Acesso em: 28 dez. 2024.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GUEDES, Luygo Sarmento; BASTOS, Argemiro Midonês. O estudo da prática peda-gógica interdisciplinar no ensino médio integrado do Instituto Federal do Amapá-Campus Macapá. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 103, p. 404–429, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/yPB9jNKNjQz7PbZcw8Bh7Dn/ . Acesso em: 29 dez. 2024

IFPA. Campus Abaetetuba. Plano de Curso de Ensino Médio Integrado em In-formática. Abaetetuba: Instituto Federal do Pará, 2016a. Disponível em: https://abaetetuba.ifpa.edu.br/publicacoes/2022/ppc-cursos/1416-2017-ppc-informatica-integrado/file . Acesso em: 10 jan. 2025.

IFPA. Campus Abaetetuba. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Meio Am-biente Integrado ao Ensino Médio. Abaetetuba: Instituto Federal do Pará, 2016b.

IFPA. Campus Abaetetuba. Projeto Político Pedagógico. Abaetetuba: Instituto Fe-deral do Pará, 2017a.

IFPA. Campus Abaetetuba. Plano de Curso de Ensino Médio Integrado em Ma-nutenção e Suporte em Informática. Abaetetuba: Instituto Federal do Pará, 2017b. Disponível em: https://tinyurl.com/yc63p8j7 . Acesso em: 5 jan. 2025.

IFPA. Campus Abaetetuba. Plano de Curso de Ensino Médio Integrado em Edifi-cações. Abaetetuba: Instituto Federal do Pará, 2017c. Disponível em: https://tinyurl.com/2pxyjntu . Acesso em: 5 jan. 2025.

IFPA. Campus Abaetetuba. Apresentação. Abaetetuba: Instituto Federal do Pará, 2020. Disponível em: https://abaetetuba.ifpa.edu.br/apresentacao1 . Acesso em: 5 jan. 2025.

IFPA. Campus Abaetetuba. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Abaetetuba: Instituto Federal do Pará, 2019. Disponível em: https://tinyurl.com/ydscf3jd . Acesso em: 5 jan. 2025.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago editora, 1976.

LUCARELLI, Elisa. Currículo. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Dicionário em constru-ção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2002. p. 191-196.

MARQUES, Genilton Luis Freitas; RIBEIRO, Francisco Adelton Alves; PEREIRA, Álvaro Itaúna Schalcher. Interdisciplinaridade na Educação Profissional e Tecnológi-ca: uma visão panorâmica das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Pós-Graduação Stricto-sensu no Brasil. Ensino & Pesquisa, Santa Maria: UFSM, v. 19, n. 3, p. 170–186, 2021. Disponivel em: https://periodicos.unespar.edu.br/ensinoepesquisa/article/view/4482. Acesso em 5 de maio de 2025.

RAMOS, Maria de Fátima Igreja. Interdisciplinaridade: reflexões e possibilidades no Ensino Médio Integrado. 2022. Produto educacional (Mestrado Profissional em Rede, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, Belém,PA, 2022. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/734417. Acesso em: 08 dez. 2024

RAMOS, Marise Nogueira. Interdisciplinaridade: desafios de ensino e aprendizagem. Revista do Ensino Médio, Brasília, Ano I, n. 1, p. 08, 2003. Disponível em: https://tinyurl.com/3mwzs8ee. Acesso em 10 jan. 2025.

RAMOS, Marise Nogueira. Educação profissional técnica de nível médio inte-grada ao ensino médio: concepção e contraditórios. Brasília, DF: MEC, Setec, 2008.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Curitiba: Ins-tituto Federal do Paraná, v. 5, n. 05, p. 13-24, 2014.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, Vi-tória: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), v. 1, n. 1, p. 27–49, 2017. DOI: https://doi.org/10.36524/ept.v1i1.356. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356. Acesso em: 13 jan. 2025.

SANTANA FILHO, D. CASTILHO, F. A.; Ensino Médio Integrado à Educação Profis-sional como formação educacional para a classe trabalhadora brasileira: uma análise bibliográfica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal: IFRN, v. 1, n. 24, p. 1-13, abr. 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.12770. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/12770/4040. Acesso em: 30 abr. 2025.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integra-do. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SANTOS, Fábio Alexandre Araújo et al. Práticas pedagógicas integradoras no ensino médio integrado. Holos, [S.l.], v. 6, p. 185-199, [s.d.]. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7611. Acesso em: 3 jan. 2025.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

YARED, Ivone. O que é interdisciplinaridade? In: FAZENDA, Ivani (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. p. 161-166.

WEIGERT, Célia; VILLANI, Alberto; FREITAS, Denise de. A interdisciplinaridade e o trabalho coletivo: análise de um planejamento interdisciplinar. Ciência & Educação [S.l.], v. 11, p. 145-164, [s.d.]. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SFChcM5p7M9LxqgWM9thTHv/. Acesso em: 10 jan. 2025.

Downloads

Publicado

15.07.2025

Como Citar

RAMOS, Maria de Fatima Igreja; MAGALHÃES, Priscila Giselli Silva. Interdisciplinaridade no ensino médio integrado: IFPA - Campus Abaetetuba . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e18184, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18184. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18184. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - 20 anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos

Artigos Semelhantes

<< < 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.