VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA EPT – UM ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO INSTITUTO HUMBOLDT DE VITÓRIA/ES.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.4746

Palavras-chave:

Ensino técnico, Técnico em enfermagem, Violência simbólica, Pierre Bourdieu

Resumo

Trata-se de um estudo de caso, que contou com a participação de três turmas do curso técnico de enfermagem, do Instituto Humboldt, da cidade de Vitória/ES.  O trabalho se baseia no entendimento de Pierre Bourdieu, sociólogo francês, que por meio de sua teoria do habitus, afirma que a dominação sócio-econômica é majoritária e primeiramente reproduzida, pela dominação cultural. Em seus estudos voltados para a área educacional, constatou que é através da violência simbólica reproduzida no ambiente escolar, que a cultura dominante se naturaliza e se impõe como universal e superior. A partir deste entendimento, o presente trabalho teve como objetivo levantar os casos da violência simbólica no contexto pedagógico do curso técnico em enfermagem, verificar os problemas ocasionados por tal violência e identificar se os professores têm implementado ações que visem diminuir esses problemas. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, qualitativa, se embasou em um estudo de caso, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Após a análise fenomenológica dos dados, foi possível confirmar a hipótese levantada.

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Biografia do Autor

Rafaela Gomes Bravo, IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Advogada (2012), Bacharel em Relações Internacionais (2008) ambas formações pela Universidade de Vila Velha - ES, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica (2016) pelo IFES.

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Publicado

14/04/2017

Como Citar

BRAVO, Rafaela Gomes. VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA EPT – UM ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO INSTITUTO HUMBOLDT DE VITÓRIA/ES. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 71–87, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2016.4746. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/4746. Acesso em: 22 dez. 2024.

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