VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NA EPT – UM ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM DO INSTITUTO HUMBOLDT DE VITÓRIA/ES.
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2016.4746Palavras-chave:
Ensino técnico, Técnico em enfermagem, Violência simbólica, Pierre BourdieuResumo
Trata-se de um estudo de caso, que contou com a participação de três turmas do curso técnico de enfermagem, do Instituto Humboldt, da cidade de Vitória/ES. O trabalho se baseia no entendimento de Pierre Bourdieu, sociólogo francês, que por meio de sua teoria do habitus, afirma que a dominação sócio-econômica é majoritária e primeiramente reproduzida, pela dominação cultural. Em seus estudos voltados para a área educacional, constatou que é através da violência simbólica reproduzida no ambiente escolar, que a cultura dominante se naturaliza e se impõe como universal e superior. A partir deste entendimento, o presente trabalho teve como objetivo levantar os casos da violência simbólica no contexto pedagógico do curso técnico em enfermagem, verificar os problemas ocasionados por tal violência e identificar se os professores têm implementado ações que visem diminuir esses problemas. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, qualitativa, se embasou em um estudo de caso, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Após a análise fenomenológica dos dados, foi possível confirmar a hipótese levantada.Downloads
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