Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.7611

Palavras-chave:

práticas integradoras, ensino médio integrado, integração curricular

Resumo

Nesse artigo, objetivamos fazer um estudo acerca das práticas pedagógicas integradoras utilizadas pelos professores do Ensino Médio Integrado (doravante EMI).  O estudo trata de um estado do conhecimento realizado por meio do banco de dados Google Acadêmico, em um recorte temporal de 2007 a 2017. As análises desse trabalho partem de dezesseis textos que apresentam em sua temática práticas educativas que auxiliem na implementação do currículo integrado e possam assim contribuir para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre essas práticas educativas integradoras, vê-se que, comumente ocorrem aquelas que partem da articulação de projetos interdisciplinares e de projetos integradores. O estudo evidencia a necessidade de práticas integradoras no EMI pela relevância de sua aproximação entre teoria e prática na integração das disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela sua efetiva contribuição na consolidação de um currículo integrado.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fábio Alexandre Araújo Santos, IFRN

Professor de arte efetivo do IFRN, lotado no Campus Natal - Zona Norte. Doutor em Educação pela UFRN.

Joseane Duarte Santos, IFPI

Pedagoga da Equipe Técnico-Pedagógica do Campus Floriano - IFPI e aluna do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no campus Mossoró - IFRN.

Vagner Pereira Professor, IFPI

Pedagogo da Equipe Técnico-Pedagógica do campus Floriano - IFPI e aluno do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no campus Mossoró - IFRN.

Angislene Ribeiro Silva, IFPI

Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no IFPI e  aluna do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT no campus Mossoró - IFRN.

Referências

BRASIL. MEC/SETEC. CNE/CEB (2012). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

BRASIL. CNE/CEB (2011). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

BRASIL (2004). Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília.

BRASIL (2008). Lei n. 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Lei que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF.

BONFIM, Cristiani Hembecker; SILVA, Camila Mara Rodrigues (2014). Projeto INCUTEC: uma experiência de prática integradora para o Curso Técnico de Administração do IFMA Campus Buriticupu. HOLOS, 2(30),75-86.

LIMA ARAUJO, Ronaldo Marcos de; FRIGOTTO, Gaudêncio (2015). Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, 52(38),61-80.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (2005). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Papirus editora.

LIBÂNEO, José Carlos (2013). Didática. – 2ª ed..São Paulo: Cortez.

GRÜMM, Cristiane Aparecida Fontana; VIEIRA, Solange Francieli; BRITO, L. M (2014). A iniciação científica no ensino médio integrado como possibilidade de uma prática integradora: estudo de caso através do resgate da memória da vitivinicultura em Videira, Santa Catarina. HOLOS, 30(2), 143-153.

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; NASCIMENTO, José Mateus (2015). Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. HOLOS, 4(31) 63-76.

RAMOS, Marise N (2005). Possibilidades e Desafios na Organização do Currículo Integrado. In: In: RAMOS, Marise N. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1. ed. São Paulo: Cortez.

SACRISTÁN, Gimeno; GÓMEZ, AI Pérez (2009). Compreender e transformar o ensino. 4ª ed.. Artmed Editora.

ZABALA, Antoni (1998). A prática educativa: como ensinar. Penso Editora.

Downloads

Publicado

03/12/2018

Como Citar

Santos, F. A. A., Santos, J. D., Professor, V. P., & Silva, A. R. (2018). Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado. HOLOS, 6, 185–199. https://doi.org/10.15628/holos.2018.7611

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.