Retenção e evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSP - Campus Suzano

um estudo de caso com considerações sobre a lei de cotas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18024

Palavras-chave:

Retenção, Evasão, Educação, Profissional, Integrado

Resumo

A retenção e a evasão são desafios educacionais complexos, decorrentes de múltiplas causas. Com o advento da Lei nº 12.711/12, que dispõe sobre o ingresso em universidades e instituições federais de ensino através de cotas que contemplam questões sociais e raciais,  tornou-se relevante refletir sobre o impacto da reserva de vagas na permanência e êxito. Deste modo, realizamos um estudo de caso sobre retenção e evasão entre os alunos dos cursos técnicos de automação industrial, química e administração integrados ao ensino médio do IFSP – Campus Suzano. A pesquisa revelou que a retenção é maior no grupo de alunos cotistas, contudo, superadas as dificuldades de adaptação, bem como recebendo uma assistência estudantil consistente, inexistem diferenças significativas em relação à evasão.

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Biografia do Autor

Cristiane Tolentino Fujimoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS), Auditora Interna da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Jane Piton Serra, IFSULDEMINAS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Doutorado em Biologia Animal (UNESP), Professora no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT).

Referências

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Publicado

14.07.2025

Como Citar

FUJIMOTO, Cristiane Tolentino; SERRA, Jane Piton. Retenção e evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFSP - Campus Suzano: um estudo de caso com considerações sobre a lei de cotas. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. E18024, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18024. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18024. Acesso em: 22 ago. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - 20 anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos

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