PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO: TRAVESSIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Mylenna Vieira Cacho, Dante Henrique Moura

Resumo


Este artigo, baseado em análise documental e revisão bibliográfica, tem como objetivo discutir as relações entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional no âmbito dos Planos Nacionais de Educação (2001- 2010; 2014 -2024). Para esse fim, contextualizamos as políticas públicas brasileiras direcionadas ao público daquela modalidade, delineamos a historicidade do PNE e refletimos sobre as metas e objetivos/estratégias apontadas nos Planos decenais, observando os interesses do mercado e perspectivas de concretização. O embasamento teórico sobre políticas públicas e Estado dá-se em Santos (2010) e Poulantzas (2000); sobre Educação de Jovens e Adultos, em Christofoli (2010) e Jardilino e Araújo (2014). Para a fundamentação das discussões documentais sobre os Planos, utilizamos Saviani (1998), Horta (1982), Mendonça (2002), Dourado (2010) e Di Pierro (2010).


Palavras-chave


Planos Nacionais de Educação, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2016.3521

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