PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO: TRAVESSIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2016.3521Palavras-chave:
Planos Nacionais de Educação, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional.Resumo
Este artigo, baseado em análise documental e revisão bibliográfica, tem como objetivo discutir as relações entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional no âmbito dos Planos Nacionais de Educação (2001- 2010; 2014 -2024). Para esse fim, contextualizamos as políticas públicas brasileiras direcionadas ao público daquela modalidade, delineamos a historicidade do PNE e refletimos sobre as metas e objetivos/estratégias apontadas nos Planos decenais, observando os interesses do mercado e perspectivas de concretização. O embasamento teórico sobre políticas públicas e Estado dá-se em Santos (2010) e Poulantzas (2000); sobre Educação de Jovens e Adultos, em Christofoli (2010) e Jardilino e Araújo (2014). Para a fundamentação das discussões documentais sobre os Planos, utilizamos Saviani (1998), Horta (1982), Mendonça (2002), Dourado (2010) e Di Pierro (2010).
Downloads
Referências
CHRISTOFOLI, Maria C.P. A sala de aula como espaço rico de aprendizagem ou do óbvio. In SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de Jovens e Adultos: teoria e prática. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
DI PIERRO, Maria Clara. A Educação de Jovens e Adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educação & Sociedade. Campinas, v.31, n.112, p.939-959, jul-set.2010.
DOURADO, L. F. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões estruturais e conjunturais de uma política. Educação & Sociedade, Campinas, v.31, n.112,pp.677-705, jul.-set.2010.
GRACINDO, Regina Vinhaes. A educação de jovens e adultos e o PNE 2011-2020: Avaliação e perspectivas. In: DOURADO, L.F. (Org.) Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. 2.ed. Goiânia: Editora UFG, 2011.
HORTA, José Silvério Baia. Liberalismo, Tecnocracia e Planejamento Educacional no Brasil. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1982.
JARDILINO, José Rubens Lima; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção docência em formação: Educação de jovens e adultos).
MENDONÇA, E.F. Plano Nacional de Educação: desdobramentos na política educacional. In: TEIXEIRA,L.H.G.(org.) LDB e PNE: desdobramentos na política educacional brasileira. São Bernardo do Campo: Umesp, 2002.
OLIVEIRA, Ramon de. (Org.). Jovens, ensino médio e educação profissional: políticas públicas em debate. São Paulo: Papirus, 2012.
POULANTZAS, N. O Estado, o poder, o socialismo. 4 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2000.
SANTOS, Maria das Graças dos. Políticas públicas: contribuições para o debate. KANAANE, Roberto; FILHO, Alécio Fiel; Ferreira, Maria das Graças (orgs.). Gestão pública: planejamento, processos, sistemas de informações e pessoas. São Paulo: Atlas, 2010, p. 3-15.
SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma política educacional. Campinas: Autores Associados, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.