Formação ética no ensino de filosofia: análise de projetos pedagógicos de cursos técnicos profissionalizantes integrados ao ensino médio do Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, de 2010 a 2017
analysis of pedagogical projects of professionalizing technical courses integrated to high school education at the Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, from 2010 to 2017
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.17398Palavras-chave:
Formação ética, Ensino de filosofia, Projetos pedagógicos, Educação profissional e tecnológica, História das disciplinasResumo
Este artigo apresenta resultados de análises de projetos pedagógicos de cursos vinculados à educação profissional técnica de nível médio articulada e integrada, no Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, de 2010 a 2017, no âmbito da formação ética, considerando a disciplina filosofia e outros componentes curriculares. Elegeu-se como procedimento metodológico: i) a abordagem documental; ii) a expressão formação ética como categoria básica de investigação, mas também o termo ética e o termo moral; iii) Chervel (1990) e Sacristán (2007) como referencial analítico. Os resultados indicaram um histórico de prescrições pertinentes à formação ética, um papel diferenciado para a disciplina filosofia, assim como um papel compartilhado por todos os respectivos componentes curriculares.
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