Ethical formation in teaching philosophy
analysis of pedagogical projects of professionalizing technical courses integrated to high school education at the Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, from 2010 to 2017
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2022.17398Keywords:
Ethical formation, Teaching philosophy, Pedagogical projects, Professional and technological education, History of disciplinesAbstract
This article presents results of analyzes of pedagogical projects of courses linked to articulated and integrated in high school technical professional education, at the Instituto Federal Catarinense – Campus Araquari, from 2010 to 2017, within the scope of ethical formation, considering the discipline philosophy and other curricular components. The methodological procedure was chosen: i) the documentary approach; ii) the expression ethical formation as a basic category of investigation, but also the term ethic and the term moral; iii) Chervel (1990) and Sacristán (2007) as analytical references. The results indicated a history of prescriptions pertinent to ethical formation, a differentiated role for the discipline of philosophy, as well as a role shared by all respective curricular components.
Downloads
References
REFERÊNCIAS
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 27 maio 2022.
______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 out. 2020.
______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 14 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo nacional de cursos técnicos. 1. ed. Brasília, DF: MEC/SEPT, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=52151-catalogo-nac-cursos-tec-pdf&category_slug=novembro-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 set. 2021.
______. Catálogo nacional de cursos técnicos. 2. ed. Brasília, DF: MEC/SEPT, 2012a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=41291-catalogo-nacional-versao2012-pdf-1&category_slug=maio-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 03 set. 2021.
______. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio: documento base. Brasília, DF: MEC/SEPT, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.
______. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: parte i – bases legais. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2000a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.
______. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: parte ii – linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2000b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
______. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: parte iii – ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2000c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.
______. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: parte iv – ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2000d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.
______. Parecer CNE/CEB nº 16, de 5 de outubro de 1999. Diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico. Brasília, DF: MEC/CNE/CNB, 1999b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf. Acesso em: 01 set. 2021.
______. PCN + ensino médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002c. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021.
______. PCN + ensino médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002b. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021.
______. PCN + ensino médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEMTEC, 2002a. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021.
______. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília, DF: MEC/CNE/CNB, 2012a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9864-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 30 ago. 2021.
______. Resolução CNE/CEB nº 4, de 8 de dezembro de 1999. Institui as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional de nível técnico. Brasília, DF: MEC/CNE/CNB, 1999a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_99.pdf. Acesso em: 31 ago. 2021.
______. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. Brasília, DF: MEC/CNE/CNB, 2012b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 07 set. 2021.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2., p. 177-229, 1990.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Plano de desenvolvimento institucional. Blumenau: IFC, 2009.
______. Plano de desenvolvimento institucional. Blumenau: IFC, 2014b. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/PDI_IFC.pdf. Acesso em: 12 jan. 2022.
______. Projeto político-pedagógico institucional. Blumenau: IFC, 2009. Disponível em: http://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/PPPI.pdf. Acesso em: 07 fev. 2021.
______. Relatório de gestão 2014a. Blumenau: IFC, 2015. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/Relat%C3%B3rio-Final-de-Gest%C3%A3o-IFC-2014-Vers%C3%A3o-Publica%C3%A7%C3%A3o-Site-IFC_P%C3%A7s-Complementares-Atualiza%C3%A7%C3%A3o-29.06.15-1.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
______. Relatório de gestão 2015. Blumenau: IFC, 2016. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/RELAT%C3%93RIO-DE-GEST%C3%83O-2015-vers%C3%A3o-31.03.2016.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
______. Relatório de gestão 2016. Blumenau: IFC, 2017. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2014/05/RELAT%C3%93RIO-2016.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
______. Relatório de gestão 2017. Blumenau: IFC, 2018. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2018/07/Relat%C3%B3rio-de-Gest%C3%A3o-2017.pdf. Acesso em: 08 out. 2021.
INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE. Campus Araquari. Diários de classe da disciplina filosofia ofertada na educação profissional de nível médio articulada e integrada. Araquari: IFC-CA, 2010-2017a.
______. Planos de ensino da disciplina filosofia ofertada na educação profissional de nível médio articulada e integrada. Araquari: IFC-CA, 2010-2017b.
______. Projeto pedagógico do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. Araquari: IFC-CA, 2010a.
______. Projeto pedagógico do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. Araquari: IFC-CA, 2013a.
______. Projeto pedagógico do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio. Araquari: IFC-CA, 2016.
______. Projeto pedagógico do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. Araquari: IFC-CA, 2012a.
______. Projeto pedagógico do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. Araquari: IFC-CA, 2015a.
______. Projeto pedagógico do curso técnico em química integrado ao ensino médio. Araquari: IFC-CA, 2014.
______. Projeto pedagógico do curso técnico em química integrado ao ensino médio. Araquari: IFC-CA, 2015b.
______. Relatório de gestão 2009. Araquari: IFC-CA, 2010. Disponível em: http://dap.araquari.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/3/2014/05/relatrio-de-gestao-2009.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.
______. Relatório de gestão 2010b. Araquari: IFC-CA, 2011. Disponível em: http://dap.araquari.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/3/2014/05/relatrio-de-gestao-2010.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.
______. Relatório de gestão 2011. Araquari: IFC-CA, 2012. Disponível em: http://dap.araquari.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/3/2014/05/relatrio-de-gestao-2011.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.
______. Relatório de gestão 2012b. Araquari: IFC-CA, 2013. Disponível em: http://dap.araquari.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/3/2014/05/relatrio-de-gestao-2012.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.
______. Relatório de gestão 2013b. Araquari: IFC-CA, 2014. Disponível em: http://dap.araquari.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/3/2014/05/Relatorio-Gest%C3%A3o-2013.pdf. Acesso em: 14 out. 2020.
SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução: E. F. da F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The author in submitting the article transfers the copyright to the journal. The Brazilian Journal of Professional and Technological Education reserves the copyright to all articles published in it.


















