Contribuições do mestrado profissional e tecnológico para práticas educacionais com tecnologias

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16808

Palavras-chave:

Mestrado profissional e tecnológico, Produtos educacionais, Tecnologia

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os produtos educacionais (PE) do Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT) de um Instituto Federal em Alagoas, que abrange as práticas educativas e o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). A metodologia utilizada foi a revisão sistemática da literatura (RSL), com buscas no portal da eduCAPES e no repositório da instituição. Foram analisadas as dissertações defendidas entre 2020 e 2023, por meio de análise de conteúdo. Os resultados destacam as principais tendências e desafios relevantes para o tema, além de enfatizar as tecnologias mais utilizadas em diversos formatos no processo educacional. Essa abordagem possibilitou uma compreensão mais abrangente dos aspectos positivos e dos desafios inerentes ao uso das tecnologias no contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Florêncio, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de ensino – RENOEN, Polo Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestra em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina - FAMED, da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Área de estudo Educação em Saúde com metodologias ativas. Linhas de Pesquisa: Interação Ensino, Serviço e Comunidade; Tecnologias Educacionais. Professora do Curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

André Luis Canuto Duarte Melo, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de ensino – RENOEN, Polo Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Área de estudo: Engenharia Elétrica, com ênfase em sistema de potência e telecomunicação, nos seguintes temas: educação, tecnologia, elétrica e automação. Linha de pesquisa: educação e tecnologia. Professor do Curso de eletrotécnica do Instituto Federal de Alagoas - IFAL.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP. Área de estudos: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Integridade na Pesquisa, Ética e Inteligência Artificial, Tecnologias da Informação e Comunicação. Linha de Pesquisa: Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas -UFAL, com atuação na graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Ensino - Rede Nordeste de Ensino - Renoen.

Referências

ARIEVITCH, Igor. et al. Na activity theory perspective on educational technology and learning. In: KRITT, David W.; WINEGAR, Lucien T. Educationandtechnology: critical perspectives, possible futures. New York: Lexington Books, p. 49-72, 2010.

BACICH, Lilian; MORAN, José. (Org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. MEC. IFAL. Resolução nº 01, de 20 de setembro de 2018. Aprova o regulamento local do ProfEPT, do IFAL. Maceió: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 20 de set. de 2018.

BRASIL. MEC. Instituto Federal do Espírito Santo. Regulamento Geral do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional: da caracterização e finalidade. Vitória: IFES, 2022.

BRERETON, Pearl; KITCHENHAM, Barbara; BUDGEN, David; TURNER, Mark; KHALIL, Mohamed. Lessons from applying the systematic literature review process with in the software engineering domain. Journalof systems and software, v. 80, n. 4, p. 571-583, 2007.

CALDAS, Marcela Araújo Galdino. Jogo educativo na prática pedagógica: aprendendo administração de medicamentos através da ludicidade. 2020. 256 f. Dissertação- PROFEPT/IFAL. Disponível em: https://repositorio.ifal.edu.br/items/9998d31c-e188-4bb1-8855-05722bd8c637. Acesso em: 11 mar. 2025.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

CAMINHA NETO, Aluisio Ribeiro. O debate da filosofia crítica da tecnologia no ensino médio integrado profissional através de uma sequência didática. 2020.101 f. Dissertação-PROFEPT/IFAL. Disponível em: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/776. Acesso em: 11 mar. 2025.

CASTELLI, Frank. R.; SARVARY, Mark. A. Why students do not turn on their vídeo câmeras during online classes and na equitable and inclusive plan to encourage them to do so. Ecologyand Evolution, v. 11, n. 8, p. 3565-3576, 2021. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ece3.7123. Acesso em: 20 abr. 2023.

CASTRO, Ronney Moreira de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui; MONTEIRO, Sandrelena da Silva. Didática da Computação na Perspectiva da Aprendizagem Ativa. In Anais... Workshops do IX Congresso Brasileiro de Informática na Educação, p. 31-40, Porto Alegre, 2020.

CERQUEIRA, Paulete Constantino. O lugar da mulher na educação profissional e tecnológica: discriminação de gênero no estágio e no trabalho em Alagoas. 2022.169 f. Dissertação-PROFEPT/IFAL. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1MxGkc2BpQgX51kHA401K9agCbwWN6p5D/view. Acesso em: 11 nov. 2023.

COIMBRA, Renata Portela das Chagas. A interdisciplinaridade e a gamificação: as tecnologias digitais no ensino de língua espanhola no contexto da EPT. 2023. 203 f. Dissertação-PROFEPT/IFAL. Disponível em: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/848. Acesso em: 11 mar. 2025.

COUTINHO, Clara Pereira. Using blogs, podcasts and Google Sites as educational tools in a Teacher Education Program. In: BASTIAENS, T. et al. (Eds.). Proceedings of World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education 2009. Chesapeake, VA: AACE, p. 2476-2484, 2009. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/9984. Acesso em maio/2023.

FILATRO, Andrea; CAVALCANTI, Carolina Costa. Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.

GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, jan./mar. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018. Acesso em: 02 dez. 2023.

GUIMARÃES, Ailton Vitor. Trabalho e Educação Profissional e Tecnológica. Revista Pedagógica, v. 18, n. 39, p. 196–228, set./dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.22196/rp.v18i39.3622. Acesso em: 02 jan. 2023.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias. Campinas, SP: Papirus editora, 2007.

KITCHENHAM, Barbara; CHARTERS, Stuart. Guidelines for performingSystematicLiterature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE 2007-001, KeeleUniversityand Durham University Joint Report, 2007.

LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; FARIAS, Iris Maria Santos; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Formação docente e as TDIC no processo ensino e aprendizagem: recursos e estratégias para a educação online. Docência e Cibercultura Redoc, v.6, n. 5, p. 439-457, fev./out. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65485. Acesso em: 02 nov. 2023.

MARQUES, Rita de Cassia; SILVEIRA, Anny Jackeline Torres; PIMENTA, Denise Nacif. A pandemia de Covid-19: interseções e desafios para a história da saúde e do tempo presente. In: REIS, Tiago Siqueira et al. (Org.). Coleção história do tempo presente. 3. ed. Roraima: Editora UFRR, 2020. v. 3, p. 225-249. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/a-pandemia-de-covid-19intersecoes-e-desafios-para-a-historia-da-saude-e-do-tempo-presente.pdf. Acesso em: 27.abr. 2023.

MELO, Mayara Siqueira de. Educação Profissional Integrada à educação de jovens e adultos no curso técnico de artesanato do Ifal- campus Maceió: identidade, tecnologia e trabalho. 2021.168f. Dissertação-PROFEPT/IFAL. Disponível em: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/310. Acesso em: 11 mar. 2025.

MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, Portugal, n. 3, p. 41-50, 2007.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.

PEREIRA, Danilo Cesar Borges et al. Gamificação como ferramenta de avaliação no aprendizado em disciplinas de ciências da saúde. Atas de Ciências da Saúde, São Paulo, v.10, p. 121-130, 2020.

PIMENTEL, Fernando Sílvio Cavalcante; MOURA, Esmeralda Cardoso de Melo. Gamificação e aprendizagem: cognição e engajamento como possibilidades diante da pandemia. Holos, v. 1, n. 38, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10896. Acesso em: 1 fev. 2023.

PINTO, Frantchesco Porciúncula Dias. O uso de geotecnologias no curso técnico de nível médio integrado em meio ambiente: uma aplicação nas aulas de geografia. 2020. 103f. Dissertação-PROFEPT/IFAL. Disponível em: https://repositorio.ifal.edu.br/items/22a5df98-9525-4816-bbee-b8df3246c2d6. Acesso em: 11 mar. 2025.

PRENSKY, Marc. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. Conjectura, Caxias do Sul, v. 15, n. 2, p. 201-204, maio/ago. 2010.

RAMOS, Bruno Amorim. Robôcactus: uma proposta para a prática de lógica de programação por meio da Robótica Educacional e da plataforma Arduino na Educação Profissional e Tecnológica. 2021. 157f. Dissertação-PROFEPT/IFAL. Disponível em: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/298. Acesso em: 11 mar. 2025.

RIZZATTI, Ivanise Maria et al. Os produtos e processos educacionais dos programas de pós-graduação profissionais: proposições de um grupo de colaboradores. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-17, mai./ago. 2020. Disponível em: http://periodicos.utfpr.edu.br/actio. Acesso em: 01 maio 2023.

ROCHA, Daiana Garibaldi da; OTA, Marcos Andrei; HOFFMANN, Gustavo. Aprendizagem digital: curadoria, metodologias e ferramentas para o novo contexto educacional. Porto Alegre: Penso, 2021.

SANTOS, Pricila Kohls. Educação e tecnologias. Porto Alegre: Sagah, 2017.

SANTOS, Fernanda Cordeiro dos. Oficina de robótica educacional como mecanismo de articulação entre teoria e prática no curso técnico em eletrônica. 2020. 120f. Dissertação-PROFEPT/IFAL. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570106. Acesso em: 29 mar. 2023.

SANTOS, Josimar Barbosa dos. Qualidade de vida no trabalho de profissionais no ambiente escolar: Oficinas de ginástica laboral para os servidores do Instituto Federal de Alagoas – Campus Coruripe. 2023. 197 f. Dissertação-PROFEPT/IFAL. Maceió, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1TNhj4orC01tYSBb49bY7_FExaLDdHXEM/view. Acesso em: 11 nov. 2023.

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Universidade e Sociedade / Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - Ano I, no 1 (fev. 1991) Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, p.36-49, 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 18 nov. 2023.

SILVA, Carlos Farias da. Construção de um serious game para abordagem de noções de direito do trabalho no contexto da educação profissional e tecnológica. 2020. 229f. Dissertação-PROFEPT/IFAL. Disponível em: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/13. Acesso em: 29 abr. 2023.

SILVA, Cláudio Nei Nascimento; SILVANO, Debora Leite; BORGES, Igor de Oliveira Melo. A produção de conhecimento no ProfEPT no período de 2018 a 2020: o que o conjunto das dissertações revela? Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 23, p. 1-16, dez. 2023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16088/3865. Acesso em: 31 jan. 2024.

SILVA, Enoch Freitas da. Solicitude: um podcast sobre a fase preparatória dos pregões eletrônicos nos processos do IFAL – Campus Coruripe. Dissertação (ProfEPT/IFAL). Maceió: IFAL, 2023. 88 f. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1SRjC3Ooi7YSXtTL6HShf_4xgacwYSBST/view. Acesso em: 11 nov. 2023.

SILVA, Gabriela Luzia Rodrigues. Fala, Ifal! A sua webradio em educação profissional. 2020. 137f. Dissertação (PROFEPT/IFAL). Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/582125. Acesso em: 14 mar. 2023.

SILVA, Robson Freitas da; SOUZA, Sarah Correia de; LIMA, Maria Francisca Moraes de. Papel das metodologias ativas na formação humana integral na educação profissional e tecnológica. Educação Profissional e Tecnológica em revista, v. 2, p. 1, 2018. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/413/367. Acesso em: 1 jun. 2023.

SILVA, Ítalo Christiano da. Estratégias pedagógicas nas aulas de língua portuguesa do ensino médio integrado ao técnico: reflexões sobre práticas humanizadoras. 2020. 126f. Dissertação (Mestrado em educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFAL). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas Campus Benedito Bentes. Disponível em: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/20. Acesso em: 05 abr. 2023.

SILVA, Daniel Oliveira da. O ensino de filosofia na educação profissional e tecnológica: produção de uma história em quadrinhos para o ensino de lógica. 2021. 120f. Dissertação (PROFEPT/IFAL). Disponível em: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/305. Acesso em: 11 mar. 2025.

SILVA, Valmir Rogério e. Aplicativo para Gestão de Tempo de Estudos - GesTempo. 2021. 26p. Dissertação (PROFEPT/IFAL). Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601763. Acesso em: 05 fev. 2023.

SILVA, Maria de Fátima da. Formação docente para o uso da ferramenta webquest na educação profissional e tecnológica: orientação de pesquisa em fontes virtuais. 2021. 176f. Dissertação (PROFEPT/IFAL). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1F8lt05R-cusfyODzoDANRLlkozHTbUnu/view. Acesso em: 05 fev. 2023.

Downloads

Publicado

28.08.2025

Como Citar

FLORÊNCIO, Patrícia; MELO, André Luis Canuto Duarte; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Contribuições do mestrado profissional e tecnológico para práticas educacionais com tecnologias: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16808, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16808. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16808. Acesso em: 7 set. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.