Estado do Conhecimento das pesquisas sobre o ensino de literatura na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16597Palavras-chave:
Produção do Conhecimento, Ensino Médio Integrado., Educação Profissional, Práticas pedagógicas, ensino de literaturaResumo
O artigo busca realizar uma análise da produção científica sobre o ensino de literatura no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EPT), adotando a metodologia de "estado do conhecimento". A revisão bibliográfica engloba dados de dissertações da área de ensino, com ênfase na EPT, nos últimos dez anos. As dissertações analisadas oferecem percepções sobre práticas inovadoras, além de reflexões críticas sobre desafios, como a falta de diversidade curricular e a necessidade de combate ao preconceito e ao racismo. O artigo contribui não apenas para a compreensão do cenário contemporâneo do ensino de literatura na EPT, mas também sugere caminhos para abordagens educacionais contextualizadas e potencialmente transformadoras nesse contexto
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