A construção da epistemologia na Educação Profissional e Tecnológica Brasileira

os Institutos Federais como estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16419

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Epistemologia da Educação Profissional, Institutos Federais de Educação Profissional

Resumo

Considerada modalidade de ensino a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), interessa saber como tem se caracterizado a epistemologia subjacente a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Para tanto, buscou-se analisar a construção do conhecimento na EPT brasileira nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnológica (IFs). Com esse fim, foi realizado um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, de base bibliográfica e documental. A partir da pesquisa em documentos públicos e oficiais, foi possível identificar as ofertas dos IFs, a formação dos profissionais da Rede Federal EPT e, por fim, os Grupos de Pesquisas nela atuantes, sendo esses elementos fundamentais para se entender como tem se dado a construção do conhecimento nesta Rede.

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Biografia do Autor

Nilson Marcos Dias Garcia, Docente PPGTE/UTFPR e PPGE/UFPR

Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia
Docente PPGTE-GEPEF/GETET - UTFPR
Docente PPGE-NPPD - UFPR
ORCID - https://orcid.org/0000-0002-3242-994X

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Publicado

25.08.2025

Como Citar

SOUZA, Maria Luisa Hilleshein de; GARCIA, Nilson Marcos Dias. A construção da epistemologia na Educação Profissional e Tecnológica Brasileira: os Institutos Federais como estudo de caso. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16419, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16419. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16419. Acesso em: 1 set. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

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