Ciclo de estudos sobre o Currículo Integrado: recriando espaços e memórias no pós-pandemia

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DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16283

Palavras-chave:

Biblioteca digital, Memórias, Educação Profissional e Tecnológica, Formação docente

Resumo

Os estudos sobre o currículo integrado são uma necessidade nos Institutos Federais. O texto objetiva apresentar a trajetória de um grupo, denominado Ciclo de Estudos sobre Currículo Integrado (CECI), com ênfase em narrativas anteriores, durante e no pós-pandemia. Para produção dos dados, foram analisadas as respostas obtidas em um questionário e as publicações dos participantes para entender o papel dos estudos na constituição docente e sistematização das memórias. Até a pandemia, as reuniões do CECI eram bimestrais e presenciais, durante virtuais síncronas e, no pós-pandemia, híbridas. Desde a pandemia, foi iniciada a elaboração da Biblioteca Digital, para guardar os registros das reuniões, eventos e textos dos CECI

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Biografia do Autor

Adão Caron Cambraia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Doutor em Educação nas Ciências

Lurdes Elena Soares Mazuí, IFFAR

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Letícia Brites, IFFAR

Professora do ProfEPT do IFFAR

Maria Cistina Pansera de Araújo, UNIJUÍ

Professora do PPGEC-UNIJUÍ

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

03.09.2025

Como Citar

CAMBRAIA, Adão Caron; MAZUÍ, Lurdes Elena Soares; BRITES, Letícia; ARAÚJO, Maria Cistina Pansera de. Ciclo de estudos sobre o Currículo Integrado: recriando espaços e memórias no pós-pandemia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16283, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16283. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16283. Acesso em: 11 set. 2025.

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ARTIGOS

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