Estratégias de ensino-aprendizagem nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFTM – Campus Uberaba Parque Tecnológico: concepções e utilização
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16218Palavras-chave:
Estratégias de Ensino-Aprendizagem, Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Tendo em vista a incipiência na literatura de percepções docentes acerca das estratégias de ensino-aprendizagem no contexto da Educação Profissional e Tecnológica do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIEM), este artigo tem como objetivo verificar qual a concepção dos professores dos cursos do ETIEM do IFTM – Campus Uberaba Parque Tecnológico quanto às estratégias de ensino-aprendizagem e quais são as mais utilizadas por eles. A metodologia estabelecida tem caráter exploratório-descritiva e abordagem qualitativa. Para a coleta e análise dos dados foi utilizado o questionário e a análise temática de conteúdo. Participaram do estudo treze professores. Os resultados apontaram as seguintes concepções sobre as estratégias de ensino-aprendizagem: elas são maneiras e ferramentas que auxiliam na construção do conhecimento. As estratégias mais utilizadas foram: aula expositiva, aula expositiva dialogada, seminários e trabalho em equipe.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.10. ed. Joinville: Univille, 2012.
ARAUJO, José Carlos Souza. Para uma análise das representações sobre as técnicas de ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Técnicas de Ensino: Por que não? 21.ed. - Campinas, SP: Papirus, 2011.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 52, n. 38, p. 61–80, 2015. DOI: 10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956. Disponível em: https://periódicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956. Acesso em: 5 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956
BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. -4. ed-São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.
LOPES, Antonia Osima Lopes. Aula Expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Técnicas de Ensino: Por que não? 21.ed. - Campinas, SP: Papirus, 2011.
MACEDO, Luiz Carlos Eufrasio. Uma análise das estratégias de ensino-aprendizagem em sala de aula: do pré-pandemia ao pós retorno presencial dos docentes do ensino técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba Parque Tecnológico. Orientador: Marcelo Ponciano da Silva, 2023. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo- Pólo Uberaba Parque Tecnológico, Uberaba, 2023.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 282 p.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. - 2.ed.rev - São Paulo: Summus, 2012
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 14 ed – São Paulo: Hucitec, 2014.
OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de Oliveira. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. – Catalão: UFG, 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf. Acesso em 11 out. 2021
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernane César de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. -2.ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUES, Denise Dalmás; ARAUJO, Maria Cristina Pansera de. A integração curricular na concepção do curso técnico em agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. v.12, n.1, p. 13-26, 2017. DOI: https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.gdla.2017.v12n1.a1. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/10324 DOI: https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.gdla.2017.v12n1.a1
Acesso em 16/05/2021 DOI: https://doi.org/10.17852/1809-709x.2021v16n31p05-16
TOMMASINI, Angélica; INOCENTE, Luciane; CASTAMAN, Ana Sara. Considerações acerca das estratégias de ensino-aprendizagem na educação profissional e tecnológica. In: Portela, Keyla Christina Almeida; Schumacher, Alexandre José (org). Produção Científica e Experiências Exitosas na Educação Brasileira 3. Atena Editora, 2019, p. 105-114. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.53219210810
Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/consideracoes-acerca-das-estrategias-de-ensino-aprendizagem-na-educacao-profissional-e-tecnologica Acesso em 16 mai.2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.