Estratégias de ensino-aprendizagem nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFTM – Campus Uberaba Parque Tecnológico: concepções e utilização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.16218

Palavras-chave:

Estratégias de Ensino-Aprendizagem, Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Tendo em vista a incipiência na literatura de percepções docentes acerca das estratégias de ensino-aprendizagem no contexto da Educação Profissional e Tecnológica do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio (ETIEM), este artigo tem como objetivo verificar qual a concepção dos professores dos cursos do ETIEM do IFTM – Campus Uberaba Parque Tecnológico quanto às estratégias de ensino-aprendizagem e quais são as mais utilizadas por eles.  A metodologia estabelecida tem caráter exploratório-descritiva e abordagem qualitativa. Para a coleta e análise dos dados foi utilizado o questionário e a análise temática de conteúdo. Participaram do estudo treze professores. Os resultados apontaram as seguintes concepções sobre as estratégias de ensino-aprendizagem: elas são maneiras e ferramentas que auxiliam na construção do conhecimento. As estratégias mais utilizadas foram: aula expositiva, aula expositiva dialogada, seminários e trabalho em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Eufrasio Macedo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Parque Tecnológico

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (2023) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Parque Tecnológico. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão (2013). MBA em Gestão da Qualidade em Processos pela Pitágoras Uberlândia (2017). Atualmente é Servidor Público Municipal no cargo de Analista de Recursos Humanos pela Prefeitura Municipal de Uberaba-MG. Já teve experiências como Professor/Instrutor pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba-MG; Coordenador de Integração Comunidade - Escola pelo Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (ITEGO); Tutor EAD da Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Professor de Nível Superior – ITEGO;  Professor Regente pelo Pronatec (Mediotec); Na Prefeitura Municipal de Goiandira como Coordenador de Ação Comunitária;  Assistente de Logística pelo Centro de Distribuição Eletrosom S.A – Catalão-GO.

Marcelo Ponciano da Silva, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba Parque Tecnológico

Bacharel em Informática Biomédica (2006), Mestre (2009) e Doutor (2014) em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Diretor Geral do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Tem experiência na área de computação e análise de sistemas. Atua principalmente nos seguintes temas: "Processamento Digital de Imagens" visando classificação e recuperação de imagens por conteúdo, bem como "Sistemas de Apoio à Decisão", "Engenharia de Software e Análise/Modelagem de Sistemas" e "Tecnologias e Práticas Pedagógicas na EPT".

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula.10. ed. Joinville: Univille, 2012.

ARAUJO, José Carlos Souza. Para uma análise das representações sobre as técnicas de ensino. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Técnicas de Ensino: Por que não? 21.ed. - Campinas, SP: Papirus, 2011.

ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, [S. l.], v. 52, n. 38, p. 61–80, 2015. DOI: 10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956. Disponível em: https://periódicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956. Acesso em: 5 jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956

BORDENAVE, Juan Diaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. -4. ed-São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006.

LOPES, Antonia Osima Lopes. Aula Expositiva: superando o tradicional. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Técnicas de Ensino: Por que não? 21.ed. - Campinas, SP: Papirus, 2011.

MACEDO, Luiz Carlos Eufrasio. Uma análise das estratégias de ensino-aprendizagem em sala de aula: do pré-pandemia ao pós retorno presencial dos docentes do ensino técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberaba Parque Tecnológico. Orientador: Marcelo Ponciano da Silva, 2023. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Espírito Santo- Pólo Uberaba Parque Tecnológico, Uberaba, 2023.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 282 p.

MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. - 2.ed.rev - São Paulo: Summus, 2012

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 14 ed – São Paulo: Hucitec, 2014.

OLIVEIRA, Maxwell Ferreira de Oliveira. Metodologia Científica: um manual para a realização de pesquisas em administração. – Catalão: UFG, 2011. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/567/o/Manual_de_metodologia_cientifica_-_Prof_Maxwell.pdf. Acesso em 11 out. 2021

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernane César de. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. -2.ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RODRIGUES, Denise Dalmás; ARAUJO, Maria Cristina Pansera de. A integração curricular na concepção do curso técnico em agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias. v.12, n.1, p. 13-26, 2017. DOI: https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.gdla.2017.v12n1.a1. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/10324 DOI: https://doi.org/10.14483/udistrital.jour.gdla.2017.v12n1.a1

Acesso em 16/05/2021 DOI: https://doi.org/10.17852/1809-709x.2021v16n31p05-16

TOMMASINI, Angélica; INOCENTE, Luciane; CASTAMAN, Ana Sara. Considerações acerca das estratégias de ensino-aprendizagem na educação profissional e tecnológica. In: Portela, Keyla Christina Almeida; Schumacher, Alexandre José (org). Produção Científica e Experiências Exitosas na Educação Brasileira 3. Atena Editora, 2019, p. 105-114. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.53219210810

Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/catalogo/post/consideracoes-acerca-das-estrategias-de-ensino-aprendizagem-na-educacao-profissional-e-tecnologica Acesso em 16 mai.2021

Downloads

Publicado

03.09.2025

Como Citar

MACEDO, Luiz Carlos Eufrasio; SILVA, Marcelo Ponciano da. Estratégias de ensino-aprendizagem nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFTM – Campus Uberaba Parque Tecnológico: concepções e utilização . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 25, p. e16218, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.16218. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16218. Acesso em: 9 out. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.