Instrumentalização de recursos da natureza mediados pela arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15511

Palavras-chave:

Instrumentalização; Ensino tecnológico; Prática educativa; Artes.

Resumo

Integrar o currículo com a diversidade da vida é uma necessidade das instituições de ensino. Diante disso, o presente estudo emergiu com o intuito de descrever uma experiência de prática sobre a conservação da biodiversidade amazônica, mediada pela arte e instrumentalizada com recursos da natureza para proporcionar o aprendizado de estudantes de pós-graduação em ensino tecnológico. Sobre a metodologia adotada, trata-se de um estudo com abordagem qualitativa descritiva, tendo sua análise de dados fundamentada na técnica Kozel para a interpretação de mapas mentais, cuja fundamentação teórica se baseia na fenomenologia da percepção e na análise bakhtiniana do discurso. Os resultados obtidos revelaram que é possível tecer representações do vivido por meio da arte em uma prática de campo.

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Biografia do Autor

Eder Marcio Araujo Sobrinho, IFAM

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal do Amazonas - IFAM, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (2020), Licenciado em Educação Física pelo Cento Universitário Luterano de Ji-Paraná CEULJI/ULBRA (2011), Especialista em Educação Física Escolar - Faculdade Santo André (2014). Atualmente, sou professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Tenho experiência na área de Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: escola e sociedade, saúde e qualidade de vida, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Inovação tecnológica no contexto da Educação Física Escolar.

Jhonatan Luan Almeida Xavier , IFAM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2016). Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2018). Professor na Secretaria Municipal de Educação de Manaus, e na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino. Membro do grupo de pesquisa Divulgação e Difusão Científica para a Educação e Ensino de Ciências no Amazonas. Atualmente exercendo a função de Professor Formador na Gerência de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, atuava principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, educação, aprendizagem, desenhos animados, conhecimento científico, bem como o uso dos softwares livres na educação e plataforma Gsuite do Google for Education.

Jean Dalmo de Oliveira Marques, IFAM

Estudar, desenvolver e aplicar recursos pedagógicos envolvendo os processos dinâmicos ambientais que envolvem os recursos naturais amazônicos numa perspectiva do ensino técnico e tecnológico, considerando os princípios teórico-epistemológicos que caracterizam o processo investigativo do ensino e da aprendizagem. Essencialmente, as pesquisas de interesse envolvem investigações de recursos didáticos para a educação ecológica e educação em solos, tomando como base os serviços ambientais proporcionados pela floresta, a preservação do ecossistema amazônico, bem como o uso e manejo sustentável do solo e da água.

Lucilene da Silva Paes, IFAM

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas (2001), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2004) Doutora em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas (2011).Atualmente docente titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM desenvolvendo atividades nas graduações principalmente nas Licenciaturas na área de Botânica e Educação Ambiental. Na Pós graduação contribuindo no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET)com destaque em práticas em Espaços não formais e Percepção Ambiental.

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Publicado

13/12/2024

Como Citar

OLIVEIRA, Ercilene do Nascimento Silva de; SOBRINHO, Eder Marcio Araujo; XAVIER, Jhonatan Luan Almeida; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira; PAES, Lucilene da Silva. Instrumentalização de recursos da natureza mediados pela arte. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15511, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15511. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15511. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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