Financiamento da pesquisa

desafios orçamentários para a pesquisa e seus indicadores na Rede Federal de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15350

Palavras-chave:

Orçamento Federal, Indicadores, Pesquisa, Rede Federal, Educação

Resumo

A partir dos indicadores de pesquisa da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criados mediante emissão da Portaria SETEC/MEC nº 299/2022, e tendo em pauta os índices orçamentários aplicados em pesquisa, o presente artigo traz à reflexão o modus operandi da aplicação dos recursos de orçamento discricionário, em atividades/ações de pesquisa. A base de dados orçamentários apurados foi compilada mediante informações públicas do SIOP. Os resultados demonstraram que há esporádica alocação de recursos na ação específica. Diante dos resultados, iniciativas como desse artigo podem coadjuvar com o diálogo e provocar mudanças de paradigmas na Rede Federal, para promover investimentos em atividades de pesquisa.

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Biografia do Autor

Célia Aparecida almeida Estevam, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCAR, mestre em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro IFTM 2017 (stricto sensu); Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas ? Universidade Federal de Lavras ? UFLA 2004 (lato sensu); graduada em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro ? FCETM 1990 (graduação): Coordenadora Geral de Contabilidade, Orçamento e Finanças do IFTM 2012 até a presente data; Diretora de Administração do IFTM 2009 a 2012; Coordenadora de Contabilidade e Contadora responsável CEFET-Uberaba 1997 a 2009; Coordenadora Adjunta Pronatec/IFTM 2012 até presente data; Servidora desde 1987, no cargo de assistente em administração 1987 a 1997 (atuando na área pedagógica e administrativa) e no cargo de contador (1997 até a presente data) , atuando na área orçamentária, financeira, contábil e administrativa, com ênfase no planejamento, contabilidade e execução orçamentária/financeira.

Márcia Regina da Silva, Universiade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, BR e Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. SP, BR

Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (PPGCTS/UFSCar). Sua produção científica abrange temáticas relacionadas às dimensões quantitativa e qualitativa do conhecimento científico, por meio de estudos sobre a produção científica em diferentes contextos e áreas de conhecimento, com base nas metodologias das análises bibliométrica, cientométrica e altmétrica.

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Publicado

20/11/2024

Como Citar

ESTEVAM, Célia Aparecida almeida; SILVA, Márcia Regina da. Financiamento da pesquisa: desafios orçamentários para a pesquisa e seus indicadores na Rede Federal de Ensino. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15350. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15350. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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