O ensino médio e técnico na conjuntura do avanço de políticas ultraconservadoras

desafios teóricos e políticos

Autores

  • Marise Nogueira Ramos UERJ

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15279

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado; Educação Politécnica; Currículo Integrado; Interdisciplinaridade; Novo Ensino Médio.

Resumo

Este texto discute a integração entre ensino médio e técnico na perspectiva da politecnia considerando os desafios teóricos e políticos desse referencial, abordado em seus fundamentos ontológicos e epistemológicos e visando explicitar seu sentido pedagógico. Neste caso, traz à luz princípios da Pedagogia Histórico-Crítica visando a demonstrar que esses nos orientam na organização do currículo e da prática pedagógica. Apresenta um conciso posicionamento crítico sobre a pedagogia das competências, identificando seu caráter pragmático e pós-moderno afinado com o relativismo epistemológico, sendo a referência para o “Novo Ensino Médio”. Conclui argumentando sobre a necessidade de difundir a concepção do Ensino Médio Integrado e de resistir à hegemonia do pensamento conservador que tensiona fortemente com as forças progressistas que voltam a governar o Brasil.

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Publicado

28/06/2023

Como Citar

RAMOS, Marise Nogueira. O ensino médio e técnico na conjuntura do avanço de políticas ultraconservadoras: desafios teóricos e políticos. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 23, p. e15279, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.15279. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15279. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Guarnicê da Educação, da Democracia e da formação dos trabalhadores

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