O ensino médio e técnico na conjuntura do avanço de políticas ultraconservadoras
desafios teóricos e políticos
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2023.15279Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado; Educação Politécnica; Currículo Integrado; Interdisciplinaridade; Novo Ensino Médio.Resumo
Este texto discute a integração entre ensino médio e técnico na perspectiva da politecnia considerando os desafios teóricos e políticos desse referencial, abordado em seus fundamentos ontológicos e epistemológicos e visando explicitar seu sentido pedagógico. Neste caso, traz à luz princípios da Pedagogia Histórico-Crítica visando a demonstrar que esses nos orientam na organização do currículo e da prática pedagógica. Apresenta um conciso posicionamento crítico sobre a pedagogia das competências, identificando seu caráter pragmático e pós-moderno afinado com o relativismo epistemológico, sendo a referência para o “Novo Ensino Médio”. Conclui argumentando sobre a necessidade de difundir a concepção do Ensino Médio Integrado e de resistir à hegemonia do pensamento conservador que tensiona fortemente com as forças progressistas que voltam a governar o Brasil.
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